12 Passos Para Teres Mais Olhos no Teu Blog Post Depois de Publicado

Tu abres o teu Power Blog.
Tu escreves o blog post mais épico que alguma vez escreveste.
O teu artigo é formatado lindamente, corrigiste os erros autográficos, categorizaste-o, e otimizaste-o para os motores de busca.
Clicas em Publicar.

MAS A HISTÓRIA NÃO ACABA AÍ PARA O TEU BLOG POST…

Ainda tens a responsabilidade de espalhar a palavra e partilhar esse blog post com o mundo!

Artigo Relacionado: Campo de Treino SEO – Sindicância de Conteúdo

Lá porque o teu conteúdo é fantástico, não quer dizer que venha a ser lido. Essa é a dura realidade do mundo do blogging.

Compilei uma lista de 12 coisas que deves fazer imediatamente depois de clicares no botão para Publicar.

12 AÇÕES A FAZER DEPOIS DE CLICARES EM “PUBLICAR”

Ingredientes Chave Para o Melhor Blog Post de Sempre

1. LÊ (E ADMIRA) O TEU BLOG POST

Qual é a primeira coisa que a fazer depois de clicar em Publicar? Admirar a glória do trabalho que acabaste de completar.

Lê o artigo mais uma vez, e critica formas de melhorar o blog post (ou blog posts futuros). Faz algum último ajuste ao teu belo blog post, visto que estás prestes a partilhá-lo a grandes distâncias!

2. ADICIONA LINKS INTERNOS

A não ser que seja o teu primeiro artigo no blog, provavelmente tens um blog post mais antigo que tem haver com o teu lindo blog post novo.

Então de que é que estás a espera? Põe LINKS para blog posts semelhantes no artigo! Quantos mais links, melhor a probabilidade da tua audiência ficar curiosa e ler mais do que apenas um dos teus blog posts. Links internos também são uma mina de ouro para o SEO.

Artigo Relacionado: Estás a Cometer Estes 8 Erros Críticos de SEO?

Por exemplo: Este blog post que estamos agora a escrever. “12 Passos Para Teres Mais Olhos no Teu Blog Post Depois de Publicado”, tem haver com um blog post que publicamos recentemente intitulado, “11 Ingredientes Chave para o Melhor Blog Post de Sempre. Quando publicarmos este blog post, vamos voltar atrás para o artigo dos 11 Ingredientes, e adicionar um hyperlink que direciona para ESTE blog post, dos 12 Passos. Isto vai, naturalmente, fazer com que mais pessoas da tua audiência leiam os dois artigos em vez de apenas um.

Aqui estão mais informações do Moz.com sobre links internos.

3. CRIA IMAGENS PARTILHÁVEIS

Talvez já tenhas feito isto antes de clicares em Publicar, mas só para o caso…

A próxima coisa que fazemos é criar imagens “dignas de serem partilhadas” que tem haver com o nosso blog post mais recente. A minha escolha pessoal é o Canva (link para o Canva em português do Brasil aqui), mas também podes usar o Fotor, PicMonkey, e outros.

Artigo Relacionado: 7 Ferramentas na Caixa de Ferramentas do Blog da Tribo

Para cada artigo, criamos 3 imagens:

  • 1 imagem horizontal de 1600 x 900 para a Featured Image (imagem principal do blog post), Facebook, Twitter, LinkedIn;
  • 1 imagem vertical de 730 x 1100 para o Pinterest, Google+;
  • 1 imagem quadrada de 900 x 900 para o Facebook (a segunda vez que o artigo é promovido) e o Instagram.

Aqui está um guia fantástico para imagens de redes sociais do Dustn.tv (adoramos este blog).

Artigo Relacionado: Torna o Teu Blog Mais Bonito – 18 Fontes de Imagens Completamente Gratuitas

4. FAZ “DEBUG” AOS DADOS DO BLOG POST

Por vezes pode acontecer o Facebook não ler corretamente os dados do artigo, o que faz com que seja publicado no Facebook de forma estranha (por exemplo, sem imagem de destaque, ou com a imagem ou descrição errados). Por isso dou este próximo passo como precaução.

Depois do artigo estar publicado, agarra no URL do blog post, e colas na ferramenta debugger do Facebook. Isto certifica que quando o blog post é partilhado com a informação mais atualizada, como a imagem do blog post, descrição, e título do artigo, e estes são reconhecidos pelo Facebook.

Artigo Relacionado: Power Bloggers – Facebook Ads e Nichos

Dica: Esta ferramenta também pode ser usada para corrigir erros com outros sites de redes sociais.

5. ENCURTA O URL DO BLOG POST

Com tantos bloggers a incorporar sites de redes sociais como o Twitter, Pinterest, e Facebook no seu marketing, está-se a tornar cada vez mais importante evitar endereços de Internet grandes, longos e feios.

Encurtadores de URL podem ser usados para tornar links mais bonitos, seguir os links, ou disfarçar o endereço de Internet real.

Artigo Relacionado: Encurtar Links e Como Isso Te Pode Ajudar

Há vários serviços que podes usar. Eu tenho a tendência a usar o Pretty-Link com mais regularidade, um plugin disponível no Power Blog Pack.

Para cada blog post, em vez de promover o permalink inteiro do artigo, encurtamos o URL e guardamo-lo no Google Doc. Esse endereço encurtado vai ser o endereço de Internet que usamos para promover o blog post nas redes sociais, email marketing, etc.

6. CRIA UM HORÁRIO DE SINDICÂNCIA

Criar um horário de sindicância realmente só significa uma coisa – Tu sabes onde estás a partilhar o teu novo blog post, e quando.

Isto não só te vai ajudar a chegar à tua audiência mais eficazmente (por exemplo, publicando nas alturas do dia em que eles estão online, etc), mas também vais certificar-te que espalhas os teus posts nas redes sociais, assim não estás a fazer a menos, ou fazer a mais.

Artigo Relacionado: Campo de Treino SEO – Redes Sociais

Aqui está um esquema útil do CoSchedule. Claro, pensa neste esquema em termos das plataformas de redes sociais que tu usarias para promover o teu blog post.

Partilha, partilha, partilha!

7. ENVIA UM EMAIL À TUA LISTA

Se levas o teu negócio online a sério, provavelmente tens estado a construir a tua “lista” há algum tempo.

Artigo Relacionado: Como Abrir um Negócio na Internet Com Pouco Dinheiro e Sem Experiência

A “lista” simplesmente é referente aos contactos (potenciais clientes) que colecionaste usando email marketing, blogging, ou técnicas de marketing de redes sociais.

Esta lista de endereços de email é valiosa porque podes facilmente enviar-lhes notificações acerca dos teus novos blog posts (desde que uses um serviço de autoresponder).

Quando clicas em Publicar, nunca te esqueças de enviar um email aos teus contactos para que eles fiquem a saber.

8. SOCIALIZA!

Presumindo que completaste todos estes passos, o teu blog post já deve estar a ter alguma interação por parte da tua audiência.

Agora está na altura de sindicar o blog post em fóruns, como as Comunidades Google+ ou Grupos do LinkedIn e Facebook.

Partilhar o teu trabalho em fóruns online como estes vai expandir os teus leitores além da tua audiência atual. Vai fazer com que o teu blog post seja lido por mais do que apenas as pessoas que são tuas amigas no Facebook.

Há milhares de Comunidades Google+ e Grupos do LinkedIn relacionadas com nichos, só prontos e à espera que partilhes o teu blog post com eles.

9. MONITORIZA OS COMENTÁRIOS

Depois do teu blog post estar lá forma na Internet, provavelmente vais começar a ver comentários no teu blog. Iupi!

Certifica-te que respondes a eles todos, se conseguires. Isto vai mostrar aos teus leitores que há um benefício em deixar comentários – eles chegam a interagir CONTIGO!

Apaga todo o spam – ninguém gosta de ver isso no teu blog.

10. COMENTA EM BLOGUES DO TEU NICHO

Comentar em outros blogues é parte do mundo maravilhoso de interação social.

Quanto mais leres (ou… passares com os olhos) e comentares no mundo dos blogues, mais tu estás a por o teu nome lá fora. Muitas plataformas de comentários permitem que coloques um link para o teu website no comentário: consegues ver o cha-ching? 🙂

Experimenta fazer uma pesquisa no Google sobre o tema que tu falaste no teu blog post, e começa a comentar!

11. RE-PUBLICA E RE-UTILIZA O CONTEÚDO

Há 3 GRANDES razões porque deves partilhar o teu conteúdo mais do que uma vez: mais tráfego, a capacidade de atingir múltiplos fusos horários, e para alcançar os teus clientes/seguidores mais recentes. Podes agradecer ao Buffer por esta dica 🙂

Desde que o teu conteúdo ainda seja relevante, correto, e valioso, porque é que o hás-de partilhar apenas da Terça-Feira às 12:15? Partilha-o novamente no Sábado para a audiência ativa aos fins-de-semana também o conseguir ver. Partilha-o de manhã, há tarde, e de noite no Twitter. 2 meses depois? Aposto que os teus seguidores retirariam muito valor disso.

Só tens de te certificar que a tua mensagem muda um bocadinho, como o CoSchedule recomenda.

Por isso re-partilha, re-aproveita, re-publica o quanto quiseres!

12. VÊ O QUE ESTÁ A FUNCIONAR

Por último, mas não menos importante – Todo o trabalho que fizeste até este ponto não importa muito, a não ser que saibas o que está a funcionar, e o que não está a funcionar.

Recomendamos que uses o Google Analytics com o teu Power Blog para seguir e analisar componentes chave na tua estratégia de marketing. O Google Analytics pode dizer-te de onde vem a maioria do tráfego do teu blog, a demográfica dos teus visitantes, quanto tempo os visitantes ficam no blog, e mais!

Artigo Relacionado: Muito Mais que Blog Marketing Para Principiantes

ADICIONAVAS MAIS ALGUMAS AÇÕES PÓS-PUBLICAÇÃO A ESTA LISTA?

Diz-nos nos comentários abaixo!

Bia, Suporte Tribo

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> 4 Recursos Para Te Tornar Num Blogger Mais Confiante
>> Ainda Estás a Arranjar Desculpas? Aqui Está Como Destruir o Bloqueio de Autor
>> Campo de Treino SEO – A Ciência Por Trás da Tua Taxa de Rejeição
>> Como Anunciar no Facebook Sem Ter Anuncios Reprovados Nem Conta Cancelada
>> Campo de Treino SEO – Metadata