17 Citações Sábias Para Todas as Ocasiões

Todos nós precisamos de alguma inspiração nas nossas vidas. Seja para ter ideias para um projecto novo, seja para fazer algo criativo, ou até mesmo para encontrarmos uma solução para algum desafio que nos apareça à frente.

Mas muitas vezes, essa inspiração não cai do céu. E para isso precisamos de uma mãozinha.

Os maiores líderes são também os maiores leitores. Devoram livros dos mais variados assuntos, alimentando a mente com informação e crescendo com a exposição a diferentes perspetivas sobre os assuntos mais diversos.

E em cada um desses livros, é possível tirar grandes pérolas literárias.

Este artigo é sobre isso mesmo. Frases de autores de renome com grande sucesso nas suas respetivas áreas mas todas com um ponto em comum: demonstram um desenvolvimento pessoal incrível e um conhecimento sobre o mundo que os rodeia.

Existem milhares de frases desta natureza de centenas de autores. Fiz aqui apenas um pequeno levantamento das que podem ser úteis para ti neste momento em que vivemos: numa época de mudança e instabilidade que pode fazer tremer que nem varas verdes o mais corajoso dos heróis. Mas acredita que não em de ser assim, e a mudança não é nada de assustador se souberes como lidar com ela.

Estas frases servem também para isso. Não só para te inspirar a te adaptares aos novos tempos que correm, mas também para te inspirar a fazer coisas diferentes com a tua vida. Quem sabe, pode ser que tomes alguma decisão que tenhas andado a evitar tomar há já algum tempo.

Este levantamento apenas apresenta a minha perspetiva do mundo, tendo em conta as minhas próprias experiências e vivências.

Este exercício que te vou propor para pores as frases a trabalhar para ti (também chamadas de afirmações) pode ser feito com quaisquer frases com as quais te identifiques relativamente a qualquer área da tua vida, mesmo que trabalhes com sistemas online. Para melhores resultados, fazê-lo todos os dias, preferencialmente ao acordar e ao deitar.

Este exercício consiste em 3 passos simples:

  • Escreve as afirmações que quiseres em post-its. Escrever as frases à mão ao invés de as imprimir tem um efeito muito mais duradouro e eficaz porque obriga o cérebro a processar informação para a poderes escrever. A técnica do copiar-colar não é grande ginástica para o cérebro.
  • Cola-as em todo o lado num sítio super visível. À volta do espelho é um sítio fantástico, mas podes também meter nas paredes, portas, enfim. Eu tenho-as na porta do meu armário por exemplo. O importante é que estejam bem à vista.
  • Lê as frases em voz alta. Fazê-lo em voz alta é muito importante, faz toda a diferença porque obriga um reconhecimento do teu consciente um pouco diferente. Não só dizê-las porque sim, mas dizê-las como se fosse a coisa mais importante do mundo que podes dizer a alguém. Porque é. Essas afirmações são as coisas mais importantes que podes dizer à pessoa mais importante da tua vida: TU.

Pode parecer um exercício simples e até um pouco ridículo, mas tem uma capacidade de alterar a química do cérebro de uma forma fabulosa. E provavelmente quando começares vai ter dificuldade até em dizeres algumas das frases em voz alta, porque apesar de concordares com elas ainda não fazem bem parte da tua identidade. E dizer algo que ainda não faz parte da tua identidade em voz alta é mais complicado. Mas é importante fazê-lo. E se fizeres disso rotina, verás os seus efeitos a acontecer.

Citação Sábia nº1
Citação Sábia nº1

Independentemente da tua área profissional, online ou não, independentemente de qualquer área da tua vida, é crença comum que a forma de atingir um determinado objetivo é preciso trabalhar arduamente para lá chegar. E isso é verdade. Mas como tudo na vida, podes escolher fazer uma de duas maneiras, ambas possíveis e ambas te levam ao objetivo pretendido:

  • Podes escolher um método eficaz, reunir os recursos necessários e estruturar o plano de trabalho de forma a atingir a meta definida.
  • Podes escolher um método eficaz, reunir os recursos necessários e estruturar o plano de trabalho de forma a atingir a meta definida e ao mesmo tempo criar as condições mentais e o crescimento pessoal apropriado de forma a poderes lidar com todo o processo do projeto e conseguires otimizar ainda mais os resultados que obterás.

Artigo Relacionado: R-Evolução O Hangout da Visão da Tribo

O desenvolvimento pessoal vem daí. Vem do crescimento e da adaptação à realidade que tu próprio estás a construir à tua volta e das condições que vais criando. E é tomar consciência disso de forma a poderes controlar essas mesmas circunstâncias de forma a te ajudarem a ser mais feliz e realizado ao invés de estares simplesmente à deriva.

Citação Sábia nº2
Citação Sábia nº2

É uma questão de foco. Se te focares em te tornares na melhor pessoa que conseguires ser, as circunstâncias à tua volta vão se adaptar a este novo “tu”. E a natureza e o Universo têm uma capacidade de adaptação incrível e são extremamente reativos àquilo que fazes, sentes e pensas.

Se tu estás a passear num parque no meio da relva, a vegetação debaixo dos teus pés vai se comportar de uma certa maneira. Se decides passar a passear no mesmo parque mas no passeio, o ambiente vai se readaptar a essa decisão que tomaste. Mas o ambiente apenas muda porque tu mudaste primeiro, e ao mudares a tua forma e pensar pode gerar resultados como nunca viste, mesmo sem nenhum esforço acrescido.

E isso aplica-se a todos os campos da tua vida, profissionais ou pessoais, online ou offline.

Citação Sábia nº3
Citação Sábia nº3

Não só podes gerar esses resultados para ti, como podes ver os que te rodeiam a ter resultados semelhantes ou melhores ainda. Ir de férias sem os teus amigos e família não tem a mesma piada por exemplo. De que serve teres o maior sucesso do mundo se depois não tens ninguém ao teu lado para partilhar essa tua vitória?

“Sozinho chegas mais rápido, mas acompanhado chegas mais longe.”

– Provérbio Chinês

O Universo tem também uma forma interessante de recompensar quem ajuda os outros. Poderemos usar a expressão mais cliché de “karma” neste caso.  Estás a criar as tuas circunstâncias para criar a vida que sempre desejaste. Estás a visualizar os teus objectivos e a concretizá-los, um por um. Sentes uma gratidão profunda por tanta coisa maravilhosa que está a acontecer na tua vida. E sentes que queres retribuir de alguma forma.

Acredites ou não, a melhor forma de retribuir não é o voltares a devolver o favor a quem te ajudou.

Já alguma vez viste o filme Favores em Cadeia? Aquele filme que provavelmente te deixou a chorar baba e ranho e te fez gastar uma meia dúzia de caixas de lenços.

Se nunca o viste, prepara os lenços e vai ver. O filme é fantástico. Com um final triste mas com uma história estupenda.

Tentando não te fazer grandes spoils, a história baseia-se num rapaz de 14 anos a quem é dado um projeto para a escola. O projeto consiste em abordar a seguinte premissa: “O que farias para mudar o mundo?”. O rapaz decide abordar o projeto de uma forma bastante única: Cada pessoa ajuda três pessoas, e cada uma dessas três pessoas em vez de retribuir para a primeira, ajuda outras três. E assim sucessivamente.

Screenshot do filme “Favores em Cadeia”.
Screenshot do filme “Favores em Cadeia”.

Na tua vida aplicares uma filosofia mais ou menos deste estilo vai fazer com que aconteçam três coisas:

  • Terás mais sucesso pessoalmente e mais resultados (porque estás a ajudar mais pessoas)
  • As pessoas à tua volta e no teu círculo de amigos e negócios serão mais felizes e realizados (porque os estás a ajudar a fazer isso mesmo)
  • Cria uma onda de energia produtiva e positiva que faz com que toda a gente tenha mais resultados, seja mais feliz e tenha maior crescimento, porque se cria um ambiente propício a isso.
Citação Sábia nº4
Citação Sábia nº4

Pessoalmente, eu vejo as coisas assim. Tu que estás a ler este artigo podes concordar a 100% com a mensagem que está a ser aqui transmitida: cada palavra que lês transporta-te para a situação descrita. Visualizas tudo com uma clareza indescritível e vibras à mesma frequência e até pensas “Ena, eu penso exactamente da mesma forma!

Ou então podes pensar em exactamente o oposto: podes achar este artigo desinteressante, até mesmo aborrecido, podes estar a pensar “Opa mais dessa treta new-age“. Podes te sentir até insultado por algum conteúdo que aqui tenha e faz-te confusão.

Mas claro que isso é, como tudo, uma questão de perspetiva. E apenas tem a importância que tu lhe deres.

Imagina uma atividade desportiva. Eu fiz karaté durante 4 anos portanto usarei o karaté como exemplo. Para um atleta de alta competição profissional, o karaté é das coisas mais importantes da vida dele. Pode-se até situar no mesmo patamar dos amigos e da família.

No entanto, para um curioso, o karaté não é uma prioridade de forma alguma. No máximo é um passatempo e pouco mais.

Estás a ver onde quero chegar?

Para algumas pessoas o peluche de infância não vale nada, para outros vale ouro.

Qualquer coisa que haja no mundo seja um objeto, uma atividade, um relacionamento, tudo tem significados diferentes para pessoas diferentes.

Tu tens algo na tua vida que é super importante para ti. Que quando falas dessa coisa transmites emoção tal que até te vêm as lágrimas aos olhos com tamanha intensidade. E com essa paixão podes fazer a diferença na vida de alguém.

Citação Sábia nº5
Citação Sábia nº5

Usar a força e a emoção por trás dessa tal coisa tão importante pode ser o pontapé de saída que precisas para arrancar com algo, seja um projeto, um negócio ou um sistema. E tu queres fazê-lo de modo a que consigas ajudar o maior número de pessoas possível.

Mas já dizia Jim Rohn:

Para as coisas mudarem tens de mudar primeiro.

A mudança começa sempre por ti. Para criares ondinhas num lago, tens de atirar para lá a pedra primeiro. Para poderes mudar a vida das outras pessoas, tens de mudar a tua vida primeiro.

Se fores começar um negócio, não o faças por dinheiro. A sério. Acredites ou não, não vale a pena. Mas se o fizeres com o intuito de mudar algo no mundo, de fazer a diferença na vida de alguém ou então para melhorar a tua vida, aí verás os resultados a aparecerem. Lembras-te daquela paixão que até se espreme lágrimas dos olhos quando falas nela? Esse deve ser o motivo que faz com que concretizes o que quer que seja na tua vida.

O dinheiro faz falta, claro que sim. Faz falta a toda a gente, algumas pessoas mais e a algumas pessoas menos. Mas o dinheiro não passa de uma energia à qual atribuir um determinado objetivo e um determinado significado. O dinheiro não faz de ti uma pessoa melhor ou pior, o que fazes com ele e que ações tomas é que fazem a diferença. É uma questão de atitude realmente.

Citação Sábia nº 6
Citação Sábia nº 6

O Ego é um gajo lixado. A sério. Pode mesmo complicar a tua vida de uma forma muito chata se o deixares. Tens de saber como fazer com que ele trabalhe para ti. O malandreco pode te bloquear, pode te impedir de fazer alguma coisa que seja importante para ti.

Para todo e qualquer objetivo traçado, é necessária a imposição de certas metas. Facilita o trabalho e faz com que o projeto pareça menos avassalador.

Imagina que tens uma corrida de, vá não sei se és corredor ou não portanto fiquemos em números pequenos, 10 km para fazer. É o teu objetivo, correr aqueles 10 km. Para quem nunca correu na vida (tipo eu), parece ser imenso certo? Mas se estabeleceres pequenas metas atingíveis, torna-se mais simples chegar a esse objetivo. Hoje podes não conseguir correr 10 km, mas se calhar corres 2. Depois corres 4, depois corres 6 e ao fim de algum tempo dás por ti a correr 10 km.

Agora imagina que o teu querido amigo e companheiro do qual te orgulhas muito Ego (sim, há quem se orgulhe dele e muito), te diz algo do género “ah, eu sou bom demais para correr“. Sei que soa a um exemplo rebuscado mas o Ego tem dessas coisas às vezes, acredita. E tu acreditas e ouves o teu querido e decides não correr aqueles 2 km iniciais, apesar de seres bem capaz disso.

Achas que alguma vez vais conseguir correr os 10 km aos quais te tinhas proposto no início? Provavelmente não.

E isso pode não acontecer só com corrida. Se o deixares, pode afetar todos os campos da tua vida. Não quero com isto dizer que o Ego não é bom. Pode te ser útil, mas é preciso que ele trabalhe com muita calminha e em ocasiões muito seletas.

Um pormenor importante que sinto que devo realçar: na minha experiência trabalhando com pessoas e blogs e Internet, principalmente pessoas formadas ou com experiência em algum ramo (não necessariamente este), assumem que lá porque dominam um assunto dominam todos e quaisquer ramos que lhes apareçam. Ou então acreditam que ganhar dinheiro com a Internet é treta porque não fazem ideia de como fazê-lo. O que obviamente é só mesmo o Ego a falar mais alto. E depois quando as coisas não correm bem atribuem a culpa a terceiros, geralmente à pessoa que mais os apoiou para começar.

Citação Sábia nº7
Citação Sábia nº7

Se tu estás numa posição em que não estás feliz, seja num emprego que não gostas ou o que for, há 3 coisas importantes que é importante teres consciência:

  • Atribuir as culpas a terceiros nunca resolveu nem nunca vai resolver nada para ti. Muito pelo contrário.
  • A responsabilidade da tua vida é tua (senão a vida não era tua certo?), portanto se há algo que não gostas cabe a ti mudar.
  • É importante saber encarar o pior cenário e aceitar que ele pode acontecer. A partir do momento em que esse cenário está aceite, é fazer com que ele não se concretize.

A dependência pode ser uma coisa um bocado chata. Principalmente se for em outras pessoas. E isto acontece muito, não só na esfera dos relacionamentos mas até mesmo no mundo dos negócios.

Quando alguém começa um negócio online por exemplo ou uma atividade em que é necessário referência de outra pessoa, precisas de um patrocinador. Certo. Para começares a dita atividade precisas dele. Daí para frente, tecnicamente nem por isso. A partir do momento em que inicias um negócio, uma vez que o negócio é teu quem tem de assumir a responsabilidade por ele és tu.

Não digo com isto que deves fazer as coisas 100% sem qualquer tipo de apoio e acompanhamento, muito pelo contrário! Na Citação Sábia nº 3 falei nisso mesmo. Mas uma coisa é estar a ser acompanhado e trabalhar com conjunto com alguém, outra coisa completamente diferente é estar dependente desse mesmo alguém e esperar que essa pessoa faça o trabalho por ti e/ou se responsabilize pelos resultados e consequências. E se alguma coisa corre mal, essa pessoa acarreta sempre com as culpas.

Achas que essa é uma atitude justa para se ter? Eu também achei que não.

É importante reconheceres que é capaz de concretizar coisas incríveis, começando por assumir as tuas responsabilidades e as consequências das tuas ações. Tentar e falhar vale MUITO mais do que nem sequer tentar, porque tentar e falhar chama-se “aprendizagem”.

Citação Sábia nº8
Citação Sábia nº8

Já ouviste certamente falar de pessoas com, por exemplo, alguma deficiência física que conseguem fazer as coisas mais incríveis. Desde tatuadores que nascem sem braços que que usam os pés para criar verdadeiras obras de arte a atletas com Síndrome de Down que saem medalhados de campeonatos internacionais. Há algo em comum que une essas pessoas: não deixaram que as suas limitações definissem o que fazer com as suas vidas.

Todos nós temos as nossas próprias limitações e os nossos próprios obstáculos. Isso é inegável. Cada um tem o seu conjunto de talentos e aptidões e o seu conjunto de coisas que talvez não tenhas assim tanto jeito.

A única questão que se coloca aqui é: Quanto é que deixas que essas restrições te impeçam de concretizar os teus objectivos?

Achas que lá por seres, imaginemos, veterinário de profissão que é uma impossibilidade teres sucessos de 5 ou 6 dígitos mensais com um sistema online? Pensa outra vez.

Independentemente que seja a tua história, independentemente do teu passado, da tua formação ou falta dela, do teu ambiente familiar de onde cresceste, o teu passado não tem de ser igual ao teu futuro.

O teu passado faz parte da pessoa que és, não nego. Fez de ti a pessoa que és hoje, sim. Mas não tem de ser assim se não o quiseres. Tens o poder de agarrar numa má experiência (ou várias) e atribuir-lhes novos significados positivos que te façam andar para a frente. Um bocado como referi na Citação Sábia nº4.

Creio que partilhas da mesma opinião que eu: que queres ser feliz e que o ideal é que a vida seja o mais positiva possível para ti e para os teus. Podes atingir isso, se não te deixares limitar pelas tuas limitações (“limitar pelas limitações”? Que raio de redundância, mas pronto terá de servir).

E com essa perspetiva em mente, verás também que se torna muito mais simples lidar com dificuldades, por muito graves que sejam.

Citação Sábia nº 9
Citação Sábia nº 9

Todos nós conhecemos histórias trágicas de pessoas que perderam tudo, muitas vezes incluindo amigos e família, e conseguiram dar a volta por cima. Vítimas de tempestades tropicais e tufões, vítimas de má gestão financeira, vítimas de pessoas com intenções menos honrosas. Mas não usaram a sua situação de vítima como desculpa.

Pessoas como Louise Hay, Jim Rohn, Keanu Reeves, são imensas as pessoas que usaram as suas próprias tragédias pessoais como degraus para se superarem e atingirem resultados e vidas incríveis! A sério, se achas que estás a passar mal então deves ir ler as histórias deles. É de arrepiar.

Podes estar desempregado. Podes estar sem família. Podes estar em risco de perder a casa. O que for. Se estás numa situação dessas ou semelhante, apenas de digo uma coisa: nesta altura do campeonato, já não tens nada a perder. Arriscas-te a usar as tuas dificuldades como força motriz para ires para onde mais ninguém foi. Porque quem passa por dificuldades dá muito mais valor àquilo que tem e àquilo que lutou para construir.

Artigo Relacionado: Como Lidar com a Frustração Tornando-a numa Aliada

E essas pessoas podem aspirar milhares de outros a superarem-se a si mesmos. E tu podes ser uma dessas pessoas! Não é incrível?

Citação Sábia nº10
Citação Sábia nº10

Ao tomares acção, ao fazeres alguma coisa para sair da situação menos agradável em que te encontras, haverá sempre alguém que te vai dizer “oh meu, deixa-te lá estar quieto, não vale a pena.” ou então “isso nunca vai dar em nada.” ou ainda “és maluco ou quê?”. O nosso amigo da Citação Sábia nº 6 também é bem menino para te pregar umas partidas desse género.

Gosto particularmente da 3ª frase de exemplo que propus aqui. Normalmente nessas ocasiões a melhor resposta é mesmo “Eu? Maluco? Claro que sim!” com um brutal de um sorriso de orelha-a-orelha. E se arregalares os olhos e mandares uma gargalhadazinha tipo apito vais ainda parecer mais lunático. Apenas ajuda a reforçar a ideia que queres transmitir.

O que as pessoas consideram de “maluco” ou “lunático” basicamente consiste em algo que elas não estão habituadas a ver ou que não faz parte da zona de conforto delas. É um mecanismo de defesa contra algo diferente. É normal, não precisas de tratamento psiquiátrico para isso.

Até pode ser uma coisa positiva sabes? Se o “normal” é suposto ter um emprego ou uma série deles durante 40 anos, em que a vida é ditada pelo patrão para depois te reformares para só aí desfrutar da vida e da família, então prefiro ser anormal sim.

A ideia de procurar emprego está errada. É orientar para outro tipo de escravatura.

– Muhammad Yunus

Todos os grandes nomes de qualquer indústria foram considerados loucos e sonhadores até um certo ponto. Portanto se tens gente a querer criticar aquilo que tu fazes e/ou queres fazer, é bom sinal. Estás num bom caminho. Ter um estilo de vida alternativo pode ser uma escolha que decidas tomar. E pode ser muito positivo para ti, principalmente se fizeres algo que te deixe realizado e feliz.

Citação Sábia nº11
Citação Sábia nº11

Tomar uma decisão contrariamente à opinião de toda gente que te rodeia pode ser desafiante. É uma atitude de coragem, pode-se dizer até.

Mas mais que tomar uma decisão, um dos principais fatores de sucesso é o efetivo executar das acção necessárias para atingir determinado objetivo. E ter determinação para chegar lá não é uma coisa má, muito pelo contrário!

Muitas pessoas ainda pensam que o dinheiro é a raiz de todos os males, quando ele não passa de uma manifestação de trabalho, dedicação e persistência. É uma energia, um meio para atingir um objetivo. Fiz essa referência algures na Citação Sábia nº5.

Imagina estas duas personagens:

  • A personagem 1, que só para não ser um incógnito vou-lhe chamar Anacleto, é uma pessoa que tem um emprego numa pastelaria. Não está muito feliz com a situação onde está, quer ter mais tempo para desfrutar com a família e os amigos. No entanto não se queixa, sabe que essa situação é temporária. No entanto todos os dias depois do trabalho, o Anacleto não pára: é um leitor ávido, está sempre à procura de oportunidades para fazer coisas diferentes e encara tudo como uma aprendizagem.
  • Agora imagina a personagem 2. Chamemos-lhe Zacarias (gosto de nomes invulgares como já deu para ver). O Zacarias trabalha na mesma pastelaria que o Anacleto. Não está muito feliz com a situação em que está, e faz questão de deixar isso bem claro. Sempre que tem oportunidade, reclama. Vê o noticiário diariamente e usa isso como argumento para os seus queixumes. Não assume responsabilidades, estando sempre a atribuir as culpas a terceiros. Principalmente ao Governo. Não gosta da situação onde está mas também não faz nada em relação a isso, acha que não vale a pena porque não há nada que ele possa fazer. “A vida é assim“. Chega a casa e põe-se a ver telenovelas e noticiários e alguma pornografia antes de ir dormir. Nunca leu um livro na vida, e acha que aprender “é para os putos da escola“.

Duas pessoas, exactamente nas mesmas circunstâncias, mas com uma atitudes perante a vida e com prioridades completamente distintas. Destas duas, quem achas que vai ter sucesso naquilo que quiser fazer?

Acho que é óbvio.

Citação Sábia nº12
Citação Sábia nº12

Uma pessoa com a mentalidade de crescimento pessoal como o Anacleto na Citação Sábia anterior já começa a criar as condições necessárias para ter o sucesso que deseja.

Mas já que é para ter sucesso, já que é para concretizar um projeto ou construir algo, mais vale fazê-lo com pompa e circunstância. Sonhar em grande sempre deu mais resultado que sonhar pequeno. Podes apontar para o Sol, e até podes não lá chegar, mas chegas pelo menos à Lua. Provavelmente se tivesses apontado para a Lua nem para lá terias conseguido chegar (até pelo facto estatístico de geralmente 80% do trabalho ser feito nos últimos 20% do tempo).

Não deixes que as limitações que refiro na Citação Sábia nº8 limitem os teus sonhos. Acontece muito frequentemente.

Desde pequenos que somos formatados a não pensar em grande.Quanto mais alto subires maior a queda.” e “Não ponhas a carroça à frente dos bois.” e outras expressões dessa natureza ficam gravadas no teu subconsciente, mesmo que não te apercebas disso. E sem dares conta, estás a te a limitar por algo que te foi dito há décadas que te fez pensar que não serias capaz de concretizar o objetivo X.

Só estou a ser realista!” Respondes tu. E eu respondo: a realidade é aquilo que tu queres que seja. Quem cria a tua própria realidade és tu, de acordo com a perspetiva que quiseres adotar.

Se tu não queres ter uma mente quadrada, podes sempre mudar a tua perspetiva e maneira de pensar e ajustá-la da forma como queres ser.

Se eu fosse uma pessoa de sucesso, como é que eu agiria? O que é que eu faria? Como é que eu pensaria acerca das coisas?” São perguntas que podes fazer a ti próprio de forma a começares a moldar o teu cérebro de forma a que ajas de forma coerente com os resultados que queres obter. Acredites ou não, o cérebro é tipo plasticina: apenas assume a forma que lhe deres. Portanto dá-lhe uma forma que seja útil para ti, está bem na hora.

Citação Sábia nº 13
Citação Sábia nº 13

O cérebro tem a capacidade de manifestar os nossos pensamentos de uma forma incrível. Provavelmente já ouviste falar disto e até podes achar que é treta, mas já sei que isso é apenas o nosso amigo da Citação Sábia nº6 a falar.

Não quero cair muito no domínio da Física mas tentando explicar de forma simples, quando o teu cérebro pensa em determinadas coisas emite vibrações a uma frequência específica. E essas vibrações afetam o ambiente à tua volta. De uma forma muito rebuscada, um dos mecanismos é esse. E é por causa disso mesmo que dei os conselhos que dei logo no início deste artigo.

Mas é bem mais que isso.

Imagina que estás a andar de bicicleta (Adoro contar esta história). Estás na estrada, sem nenhum obstáculo, numa planície. Mas vês uma única árvore no meio da planície. E tu pensas “Ai a árvore ai a árvore ai a árvore!“. O que é que achas que vai acontecer? PUMBA, mesmo na árvore. Focaste-te tanto nela que fez com que toda a tua mente trancasse aquilo como alvo e o teu corpo limitou-se a responder, orientando naquela direção.

A mesma coisa com os objectivos que propões a ti mesmo. “Todos os caminhos vão dar a Roma.” certo? A questão aqui é que podes substituir Roma por outra coisa qualquer (não que Roma seja uma má opção, muito pelo contrário!). Podes imaginar as coisas mais aparentemente mirabolantes e insanas, mas o teu cérebro sabe o que faz.

Imagina um cão. Estás a imaginar certo? Com as orelhinhas e a cauda? Consegues imaginar porque já um cão antes antes e associaste a imagem à expressão certo.

Agora imagina tu a gerares um rendimento de 5 ou 6 dígitos a partir da Internet. Consegues visualizar isso? Tenta lá outra vez. Se não conseguiste, é normal. Porquê? Porque tu próprio nunca passaste por essa experiência e provavelmente não conheces ninguém que alguma vez o tenha feito. Portanto não o consegues visualizar. É como se tentasses imaginar um cão sem nunca teres visto um na vida.

Isso quer dizer que seja impossível? Não. Simplesmente significa que ainda não está na tua esfera de experiências e então dá um pouco de mais trabalho visualizar uma meta que nunca viste.

Citação Sábia nº14
Citação Sábia nº14

Se estás a andar numa estrada, e usando um exemplo muito cliché, te deparares com uma bifurcação podes escolher uma das duas opções:

  • O caminho da esquerda
  • Ou o caminho da direita (isto não são quaisquer referências de conotação política ok?)

Cada um desses caminhos tem características diferentes. Um pode parecer mais simples e outro mais desafiador, um pode ter caminhos largos e luminosos e outro pode ter carreiros escuros e sombrios. E tu não sabes o que está ao fim de cada um dos caminhos. E não tens forma de saber (vá, imaginemos que não tens rede de telemóvel nem Wi-Fi nem GPS para perguntar coisas ao Google Maps).

E depois de tomada a decisão já não dá para voltar atrás. O tempo não recua certo?

Isto para dizer que na beira da bifurcação, a decisão que tomares vai influenciar a tua vida para sempre. Vai fazer parte de ti, vai te moldar de alguma forma, vai aprender certas coisas e vais cometer certos erros.

E as decisões são normalmente tomadas por amor ou por medo. Muitas optam pelo medo e mascaram-na com o ser mais prático.

Se te arrependeres podes voltar para trás e ir para o outro lado? Poder até podes, desde que tenhas aprendido com os erros cometidos no caminho anterior e abraces o novo trajeto de forma a não cometer os mesmos erros e a aprender sempre coisas novas. E desde que não estejas sempre a empatar e a trocar de caminho sempre que as coisas começam a ser um pouco mais desafiantes para ti.

A pessoa que escolheu o 2º caminho logo à primeira é a mesma pessoa que escolheu um caminho e depois mudou de ideias? Claro que não. Passaram por experiências completamente distintas.

Neste momento podes estar numa bifurcação dessas e não sabes bem em que direção ir. Não há problema nenhum em te enganares, ninguém é perfeito. Quero apenas te lembrar que tens o teu próprio percurso e as tuas próprias aprendizagens para fazer. É assim que a gente aprende.

Citação Sábia nº15
Citação Sábia nº15

Se pensares bem, todo o teu dia é feito de escolhas. Desde o que vais vestir, ao que vais comer, e todas as aparentemente pequenas decisões que vais fazendo ao longo do dia. E não utilizei a expressão “aparentemente” por acaso.

Podes decidir trabalhar no teu sistema online com o Facebook e o Skype ligado por exemplo. É uma decisão sobre um pormenor relativamente simples e aparentemente insignificante. Mas pode fazer toda a diferença do mundo na tua produtividade.

Podes escolher deitar-te super tarde numa noite e dormir até super tarde no dia a seguir. Pode ser uma vez sem exemplo, mas mais uma vez, essa decisão pode comprometer algumas coisas. Isso agora depende das prioridades que tiveres, É bom fazer uma coisa desse género de vez em quando sim, principalmente se for para te divertires. Mas para isso é necessária uma ótima gestão do tempo. E adoro o Google Calendar para me ajudar com isso.

Uma boa gestão de tempo e a criação de uma rotina de trabalho é fundamental para teres sucesso em qualquer área. É a chave mágica daquelas pessoas que parece que têm dias de 48 horas em vez de 24h como o mais comum dos mortais.

Não só é importante gerir o teu tempo ao longo do dia, é também importante priorizares aquilo que é realmente importante. Se fores minimamente parecido comigo, és daquelas pessoas que diz “Sim!” a tudo. É muito bom, mas se tiveres demasiadas coisas para fazer e aliadas a tempo mal gerido, é a receita certa para mioleira frita. E isso não é muito bom.

É importante dividires as tuas actividades em 3 categorias:

  • Urgentes
  • Importantes
  • Restantes

Primeiro faz o que é urgente. Depois faz o que é importante. Depois dedica-te ao restante. Uma nota que devo realçar: o teu desenvolvimento pessoal é considerado IMPORTANTE. Ler, ouvir áudios, assistir a formações, tudo isso é importantíssimo para cresceres em capacidade e em mentalidade.

Citação Sábia nº16
Citação Sábia nº16

E uma mentalidade tremendamente útil que podes e deves adotar na tua vida, independentemente da área, é esta mesmo: a de um empreendedor. Alguém com um objetivo concreto, que tem um plano e arranja forma de o concretizar.

Categoria Relacionada: Empreendedorismo

Mesmo que se atrapalhe como na situação descrita na Citação Sábia nº14, ou que tenha algumas limitações referidas na Citação Sábia nº9. Faz tudo parte de um processo de aprendizagem que cada um de nós no cimo deste planeta está a fazer. E não há grande espaço para atalhos. O único atalho que conheço é através do desenvolvimento pessoal (referi isso na Citação Sábia nº 1).

Fazer algo por ti pode ser complicado. Pode ser desafiante. Podes até querer desistir. Se calhar até já o fizeste antes. Se calhar já o fizeste mais do que uma vez até. E se calhar até já não acreditas que não és capaz. E entras no ciclo vicioso. Sei exactamente o que isso é, acredita.

Mas como todos os ciclos e todos os padrões, podem ser quebrados. Ao início custa sempre um pouco mais, mas vai-se tornando cada vez mais fácil. Assenta na tua paixão. Faz o que te apaixona, aquilo que gostas de fazer. Se há algo que não gostas tanto que tem de ser feito, faz isso primeiro e tira do caminho para não pensares no assunto. Não terás de fazer essa coisa durante muito tempo.

A superação que fazes aí é de num desenvolvimento e de um crescimento incrível. E acredita, os resultados vão surgir por si, fruto do teu trabalho e dedicação movido pela paixão. Como a que referi na Citação Sábia nº4.

Citação Sábia nº17
Citação Sábia nº17

E aqui voltamos ao assunto também referido na Citação Sábia nº1. O ponto de abertura e simultaneamente o ponto de fecho: independentemente da tua área profissional, independentemente de onde és e de quem és, tu és a pessoa mais importante na tua própria vida. És o teu bem mais valioso e o investimento que dará mais retorno se te tratares como deve ser.

Lembras-te daquele exercício que referi logo no início do artigo? Não te esqueças de começar a fazê-lo.

Quero então finalizar isto com algumas ideias-chave que acho importantes:

  • Lê. Lê muito e de autores variados. Ajuda a ter uma perspetiva diferente sobre os mais variados assuntos.
  • Visualiza. Visualiza muito. Medita, imagina os teus objectivos a serem concretizados e como é que isso te faz sentir. E alimenta-te desse sentimento.
  • Acredita. Acredita muito. Tem a mente aberta ao mundo, a novas ideias e a pontos de vista das coisas que se calhar nem tinhas pensado muito nelas.

Espero que estas citações e a minha opinião pessoal acerca de cada uma delas te tenha ajudado a desbloquear alguma coisa aí dentro que talvez te tenha andado a travar há algum tempo. O próprio processo de escrever este artigo para ti ajudou-me a fazer isso mesmo, portanto sei que já valeu a pena 🙂

 

Mas adorava saber a tua opinião. Responde nos comentários:

O que é que estás a sentir neste momento após leres estas frases e as suas mensagens?

Por: Laura Gabriel