6 Passos para melhorar o SEO para o Google e as Pessoas

Que passos simples podes fazer hoje para expor mais o teu blog?

Artigo Relacionado: 12 Passos Para Teres Mais Olhos no Teu Blog Depois de Publicado

Cada vez mais o Google está interessado em apenas bom conteúdo, e o SEO já não funciona da mesma maneira, que há alguns anos atrás. Já não faz sentido andar a encher o artigo com palavras-chave, porque um bom blogger dos dias de hoje, concentra-se em 3 coisas:

  1. Palavras-chave inseridas estrategicamente, apenas as suficientes para o Google entender que tipo de conteúdo é, e lhe atribuir rank;
  2. Ter um blog esteticamente apelativo, fácil de ler e de explorar;
  3. Produzir conteúdo bom, que faz os leitores ficarem agarrados ao blog e quererem, não só partilhar esse conteúdo, como regressar ao blog com regularidade.

Este é o SEO dos tempos modernos, focado na experiência dos usuários em si, em vez de a quantidade de vezes que uma palavra-chave aparece. É por isso que tirei dicas do Entrepreneur.com, e juntamente com conhecimento de outros cursos e formações e ferramentas da Tribo e da Empower Network, chegamos às conclusões que falo nos pontos abaixo, que são muito vantajosas na criação de conteúdo.

Quando nós começamos a aplicar estas dicas nos artigos do nosso blog, começamos logo a ver uma diferença incrível!

Temos centenas de artigos no nosso blog, por isso não verificamos o rank de todos os artigos, mas aqueles que nos demos ao trabalho de verificar estavam logo na primeira página do Google, alguns até com derivações das palavras-chave que escolhemos!

Aqui vão alguns exemplos…

palavras-chave Como-ser-pago-ideias

 

Como-ser-pago-pelas-ideias

 

Como-ser-pago-por-ideias

————————————

 

como-usar-a-imaginacao-para-atingir

————————————–

 

dia-a-dia-de-um-milionario

———————————–

 

dicas-para-realizar-objetivos

————————————

 

Porque-e-que-existe-tanto-blog

 

Não vale a pena dar mais exemplos, pois não? Acho que deu para perceber que, realmente, SEO não é nada de outro mundo e se lhe prestares alguma atenção extra, e aplicares estes pequenos truques em pelo menos alguns dos teus artigos, já vai fazer uma diferença enorme.

Segue estes passos para melhorar o SEO em qualquer site, página ou artigo:

Passo 1: Uma página, uma palavra chave!

Não existe dúvida que se nos concentrarmos numa só palavra-chave por artigo, o Google mais facilmente vai dar rank ao teu blog consoante essa palavra-chave, e vai, sozinho, dar-te bom rank em variantes dessa palavra-chave (como viste no exemplo que dei acima com o rank do artigo ”Como Ser Pago Pelas Tuas Ideias”). Enquanto que se tiveres 3 ou 4 palavras, o Google vai ficar confuso e dificilmente te vai dar rank em qualquer uma delas.

Vai ao Keyword Planner do Google AdWords para veres as palavras-chave mais adequadas e poderes tomar uma decisão bem informada.

Artigo Relacionado: Campo de Treino SEO – Metadata

 

Passo 2: No título do artigo, inclui a tua palavra-chave uma única vez.

Para todos os que acreditam que ter um título com palavras repetidas, isso não funciona.

Idealmente tens que fazer um bom título, geral o suficiente para que seja apelativo a todos os usuários, com um toque um pouco fora da norma (ajuda bastante), que inclui a tua palavra-chave apenas uma vez.

Idealmente o título deve ser longo (4 a 8 palavras), e os tipos de títulos que costumam chamar mais a atenção são: listas numeradas, dicas e ‘como fazer’.

Artigo Relacionado: Estás a Cometer Estes 8 Erros Críticos de SEO?

 

Passo 3: Menciona a tua palavra-chave no início do teu artigo.

Coloca a tua palavra-chave na primeira frase do artigo, perferívelmente em forma de pergunta. Também é preferível referir a palavra-chave umas quantas vezes nas primeiras 100 palavras, não só para encher, mas de forma a ajudar o Google a perceber o que é que o teu artigo trata.

Depois disso, basta só inserir a palavra-chave mais uma ou duas vezes ao longo do artigo, colocando-a em itálico, sublinhado, destacado e com os ”headings”, da melhor forma que consigas de modo a que o artigo continue esteticamente apelativo.

Artigo Relacionado: Power Bloggers – Escrever e Formatar Conteúdos

 

Passo 4: Faz o teu site mais rápido a carregar.

O Google, agora atribui rank consoante a rapidez do site em si. Portanto, o facto do teu site estar lento, pode estar a afetar as tuas visualizações.

Podes e deves consultar o Google PageSpeed Insights, e o WebPageTest, que vão testar o teu site, e aconselhar o que tu podes fazer para melhorar a rapidez.

 

Passo 5: Colocar links para outros sites de confiança.

O Google gosta de mostrar os resultados com a melhor seleção de informação possível. E ao criares links para outros sites, como forma de as pessoas adquirirem mais informação sobre o assunto, o Google adora isso.

 

Passo 6: Colocar links para páginas importantes no teu blog.

Quanto mais links gerares dentro do teu próprio site, vai ajudar as pessoas a encontrarem mais informação que lhes interessa, dentro do teu website ou blog.

É uma forma de mostrar outros conteúdos que tenham tido bons resultados, e ao mesmo tempo dá a perceber ao Google que páginas no teu website são as mais importantes, aumentando o seu rank.

Lembra-te que o Google quer sempre mostrar conteúdo altamente relevante à procura em si, ao mesmo tempo quer que esse conteúdo seja de alto valor e apoiado pelas redes sociais.

Artigo Relacionado: Como Anunciar no Facebook Sem Ter Anúncios Reprovados nem a Conta Cancelada

Portanto se tens um blog, foca-te a criar bom conteúdo para uma única palavra-chave de forma a ele ser sindicado naturalmente por todo lado.

Esta é a forma mais eficaz de melhorar o SEO do teu blog.

Aprendi muitas destas técnicas de SEO em vários cursos e formações, e estão aqui explicadas muito por alto para dar uma ideia base do que fazer para melhorar o SEO do teu blog.

SEO é uma peça que podes trabalhar no teu blog para que tenha mais exposição, mas há outros passos importantes a dar se quiseres ganhar dinheiro, ser reconhecido e ter sucesso na área que abordas no teu blog.

Artigo Relacionado: Muito Mais Que Blog Marketing Para Principiantes

 

Dicas escondidas para ti, que leste o artigo até ao fim:
  1. Em QuickSprout.com, podes colocar lá o link do teu blog e ele analisa automaticamente o SEO e tráfego do teu blog, e dá recomendações e dicas apropriadas para o melhorar ainda mais!
  2. As técnicas de SEO que expliquei acima fizeram muita diferença nos nossos resultados, sim, e vão fazer diferença nos teus, sem dúvida… Mas um ingrediente secreto que fez ainda mais diferença no rank do nosso blog é a plataforma que usamos, que está otimizada de tal forma que já te coloca nos tops ranks do Google, dá ainda mais dicas e formação sobre o que TU podes fazer para o melhorar ainda mais e seres uma presença gigante na Internet. Sabe mais sobre esta plataforma aqui.

Por: Alex Pereira e Bea Gabriel

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> 11 Ingredientes Chave para o Melhor Blog Post de Sempre
>> Faz o Google Analytics Trabalhar para Ti
>> Campo de Treino SEO – A Ciência Por Trás da Tua Taxa de Rejeição
>> Campo de Treino SEO – Sindicância de Conteúdo
>> A RSS Feed Esta Extinta?

 

Save

Save