7 Dicas para Usar o Google Calendar para Te Ajudar a Gerir o Teu Tempo

Como podes gerir melhor o teu tempo? O dia tem 24 horas. E para toda a gente o dia tem 24 horas.

Como é que algumas pessoas com o mesmo número de horas conseguem fazer tanta coisa comparando com outras pessoas que não fazem nem metade?

Muitas vezes não tem a ver com falta de coisas por fazer ou sequer falta de vontade.

Tem a ver com uma Gestão de Tempo eficaz.

Eu admito: eu sou uma daquelas pessoas que para ter eficiente precisa de uma rotina muito bem estruturada e definida. Sem rotina é muito fácil me perder e acaba sempre por ficar alguma coisa para trás.

Isso também já aconteceu contigo, não já?

Ora sendo eu uma estudante universitária e empresária, tenho de conseguir juntar tudo e mesmo assim ter alguma sanidade mental 🙂

Quero partilhar contigo a minha ferramenta favorita para ajudar a gerir o tempo:

o Calendário Google.

google-calendar_logo

Esta ferramenta tem sido uma mais valia para ajudar a organizar tudo aquilo (e quero) que tenho para fazer de uma simples e interativa. Tudo o que precisas é de uma conta Google e tens um calendário pronto a usar.

Artigo Relacionado: 7 Ferramentas na Caixa de Ferramentas do Blog de Suporte da Empower Network

As funcionalidades disto são imensas!

Agora apresento algumas das características deste calendário interativo que o tornam numa ferramenta tão útil:

1 – Dá para sindicar com o teu dispositivo móvel.

Assim podes ter o teu calendário contigo, onde quer que vás. E está sempre atualizado, uma vez que as sindicações são automáticas.

Artigo Relacionado: 3 Novos Plugins Para Ajudar a Impulsionar o Tráfego do Teu Blog Kalatu

2 – Dá para criar vários calendários.

Podes ter um calendário para a tua vida privada e outro para a tua vida profissional, por exemplo. E podes escolher que calendários visualizar e quando, podendo até sobrepor calendários. Assim podes ter uma noção geral de como os teus dias estão organizados.

Eu tenho um calendário para o meu dia-a-dia; outro para os exames, frequências e afins, e outro para nunca me esquecer de um evento ou atividade da Tribo.

3 – Tens diversas formas de visualização de acordo com as tuas necessidades.

Podes ver o panorama geral do dia, semana, mês ou até em modo Agenda. Essas opções existem, permitindo-te teres uma melhor noção espacial do que tens de fazer e quando.

Eu pessoalmente uso muito mais a visualização semanal e a agenda, mas isso agora depende dos gostos e necessidades de cada pessoa.

4 – CORES!

Podes pôr cada assunto a uma cor diferente. Por exemplo, no meu calendário tenho as minhas aulas a verde, os meus períodos de estudo a lilás e os períodos de trabalho a azul-claro.

Tens uma variedade grande por onde escolher, o que é uma grande ajuda para teres uma noção visual melhorada do que tens planeado.

5 – Podes partilhar os teus calendários ou apenas um específico.

Queres partilhar o teu calendário profissional com os teus colegas que trabalham contigo num sistema online? Não tem problema! É até uma ajuda valiosa se por exemplo houver um calendário específico para um projeto conjunto e cada pessoa pode ir acrescentando e alterando coisas à medida que e necessário.

Podes também partilhar o teu calendário com o teu cônjuge, de forma a poderem-se coordenar melhor com maior facilidade.

Não queres partilhar um calendário inteiro? Tudo bem. Podes partilhar apenas um evento específico com quem quiseres.

6 – Existem calendários já pré-feitos.

Não sabes a que datas os teus amigos fazem anos e não tens paciência para os pôr no calendário individualmente, mas ao mesmo tempo não te queres esquecer de ninguém?

Um dos calendários pré-feitos do Calendário Google é o calendário Aniversários, que automaticamente vai buscar as datas de nascimento dos teus contactos do Google e adiciona ao calendário.

7 – Podes criar vários automatismos.

Podes programar os eventos para se repetirem na tua agenda da forma que quiseres, de acordo com as tuas necessidades. Um evento pode ser repetido semanalmente nos dias que escolheres, mensalmente, o que quiseres durante o tempo que quiseres.

Podes também incluir uma descrição e uma localização, de forma a estar tudo no mesmo sítio quando precisares de consultar alguma coisa.

 

É tão simples de usar!

Aprender a trabalhar com o Calendário Google é algo simples e intuitivo. Não requer grandes capacidades técnicas, apenas alguma exploração das funcionalidades. Pode parecer confuso ao início, mas à medida que te ambientas à plataforma a sua utilização torna-se cada vez mais simples. E a tua vida também 😉

Artigo Relacionado: Ativa, Persiste, e Sê Intenso – Um Guia Simples Para Motivação

Nem sempre o mais complexo torna a tua vida mais simples.

Algo tão básico como escrever numa agenda são o ponto-chave para conseguires organizar o teu tempo.

Importante também, quer estejas a trabalhar ou a estudar para exames, é definires uma hora não só para começar, mas também para terminar. Saber quando parar e quanto tempo realmente tens para fazer determinada tarefa aumenta imenso a produtividade.

Assim, as tuas 24 horas podem ser realmente bem aproveitadas, sem desculpas nem stresses 🙂

 

Tens outras dicas úteis que te ajudam a gerir o teu tempo?

Partilha as tuas sugestões nos comentários abaixo.

Por Laura Gabriel