7 Truques para Aumentar os Teus Seguidores no Tumblr

Tens dificuldade em gerar tráfego para o teu conteúdo?

Na minha experiência com blogs e Internet Marketing, a rede social com que sempre lutei mais foi o Tumblr. Nunca percebi bem as dinâmicas daquele sistema, apesar de o adorar!

Queria perceber melhor como é que o Tumblr funciona, de forma a poder fazer com que o meu conteúdo chegasse a mais pessoas. Tenho alguns amigos que são frequentadores assíduos do Tumblr e fui lhes pedir algumas dicas.

Artigo Relacionado: O Que é o “Blogging” e Como é que Me Gera Rendimento?

Espero que sejam úteis a ti também 🙂

“Após alguns meses comecei a reparar num padrão comum em relação aos blogs que tinham milhares de seguidores, notas e gostos, comecei a fazer alguns testes e rapidamente comecei a receber a pouco e pouco mais e mais seguidores que depois poderia redirecionar para um sistema inteligente de trabalho online!
Vou-te contar algumas conclusões e algumas dicas que eu tirei desta experiência:

1 – Usa um design simples!

Ou seja evita os fundos com imagens ou psicadélicos! Quanto mais elaborado for o teu design mais atenção rouba do teu conteúdo e mais difícil torna a sua leitura.

A maioria dos utilizadores passa muito pouco tempo em cada blog e passa bastante mais tempo na dashboard! Por isso tu queres ter um design simples e atrativo que faça os teus seguidores navegarem facilmente no teu blog.

Super dica: Usa scroll infinito! O scroll infinito faz com que os teus visitantes passem muito mais tempo no teu blog porque não perdem tempo a navegar para outra página para ver mais coisas, caso eles tenham que clicar para navegar apenas vão ver uma ou duas páginas.

Artigo Relacionado: Blog Marketing Para Principiantes

2 – Não roubes conteúdo!

O Tumblr é um local onde “roubar” conteúdo é extremamente mal visto. Se vires algo que gostes rebloga!

Não faças download e depois upload no teu Tumblr, muito menos se não citares a fonte! Reblogar mostra que gostas do conteúdo, e vai mostrar ao dono do blog que o fizeste. Vais ver o porque isto ser importante mais abaixo.

Também é importante realçar a importância de criar o teu próprio conteúdo. Ter uma plataforma de blog como o Kalatu pode dar muito jeito nestes casos.

3 – Cria conteúdo original!

Tens uma frase que adoras? Tiras-te uma fotografia incrível ou fizeste algo extraordinário? Cria algo!

Artigo Relacionado: 11 Ingredientes Chave Para o Melhor Blog Post De Sempre

Não precisa de ser muito elaborado basta apenas fazer um mínimo de sentido e um mínimo de estética.

Uma frase de um autor famoso numa fotografia que faça sentido com uma fonte bem legível, simples e bonita pode ser muito viral!

4 – Taga tudo!

Tags são a melhor maneira de gerar tráfego interno para o teu Tumblr,por isso são ESSENCIAIS, quanto mais tags relevantes para o conteúdo que estás a publicar melhor!

5 – Usa o inglês!

O inglês é informalmente a língua oficial do Tumblr, 98% das tags e dos blogs são em inglês mesmo que a língua materna do autor do blog seja outra.

Ou seja para encontrares seguidores da tua língua é importante utilizares tags em inglês para os teus leitores te encontrarem mais facilmente.

É aconselhável utilizares tags com o nome da língua e do país assim como tags em inglês independentemente da língua original do teu post.

6 – Mantém as tuas publicações coerentes.

A maioria dos Tumblrs com muitos milhares de seguidores mantém uma postagem coerente (assim como regular), ou seja tem um número limitado de temas sobre o qual rebloga, bloga e discute.

Estes podem ser muito diferentes entre si, desde que sejam coerentes na sua ligação entre eles. E podes usar plataformas multidisciplinares para esse fim (como o Kalatu)

Super dica: Usa a descrição para falar um pouco sobre os temas que falas normalmente, ajuda pessoas a identificar-se contigo.

7 – Segue pessoas no teu nicho!

Seguir bloguers no Tumblr com blogs no teu nicho é super importante, não só porque a maioria segue de volta se o teu conteúdo for bom e similar mas porque se reblogares frequentemente o seu conteúdo (principalmente conteúdo original) eles reparam em ti e caso não tenham seguido antes provavelmente fazem-no!

Ao seguires blogs diferentes também fazes com que os bloggers que te seguem vejam conteúdo que não viram antes e vais te inserir num nicho e mantendo a coerência irá tornar-te num blog de referência. Essa influência pode depois ser canalizada para um sistema online que podes usar para rentabilizar esse tráfego.

Super dica: Quando segues alguém novo deixa-lhes uma mensagem a dizer que o fizeste!

Envia um ask a dizer o porque gostaste do blog deles e explica que adorarias que eles vissem o teu blog (explica o porque) e que dessem a sua opinião! Sê simpático! E não peças para te seguirem de volta! Se eles gostarem seguem-te e partilham com os seus seguidores o teu conteúdo!

 

Estas são apenas algumas dicas e técnicas que podes usar para DISPARAR o número de seguidores que tens, rapidamente, com pouco esforço e que se tornam extremamente leais caso faças as coisa bem feitas e com simpatia.
Por agora é tudo fica ligado para mais dicas num futuro próximo.“

Obrigada ao João Tiago pelas dicas fornecidas! 😀

Se queres gerar mais tráfego para os teus conteúdos, espero que o Tumblr deixe de ser um bicho de sete cabeças para ti.

O que achaste destas dicas?

Conta-me as tuas questões e dúvidas nos comentários abaixo.

Por: Laura Gabriel