Como Colocar Cartões (cards) no teu Vídeo do YouTube

Este artigo teve origem num vídeo que fiz para responder a uma pergunta feita pela minha amiga Sandra Galão que queria colocar cartões do ebook “Guru Instantâneo” nos seus vídeos, já tinha procurado encontrar informação como o fazer mas não tinha encontrado!

Fiz uma pergunta à Sandra:
“Tens um site associado no teu canal Youtube Sandra?”

A Sandra respondeu:
Como assim?”
Ao receber esta resposta, pergunta que revelava um certo desconhecimento do assunto, pareceu-me que seria um assunto interessante para um novo vídeo e muito possivelmente uma dúvida de mais Youtubers.

YouTube – O que é?

YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital (como o meu canal Edmundo Isidro que desde já estás convidado a visitar e a subscrever para ficares a par de todas novidades dos vídeo que vou carregando no canal).

O Youtube foi fundado em Fevereiro de 2005 e dá a usuários como eu a possibilidade de criarem o seu próprio “canal de televisão” e com isso poder atrair públicos interessados nos temas do nosso canal!

O YouTube é o mais popular site do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos. Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais.

Em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de 1,65 bilhão de dólares em ações. O resultado desta aquisição fez com que o Google encerrasse as actividades do Google Vídeo. A revista norte-americana Time (edição de 13 de Novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem de uma maneira como nunca foi vista”.

Artigo Relacionado: Repensa a Forma como Aprendes – 5 Sites para Educação Autónoma Gratuita

Mudança na utilização da plataforma para aceder ao Youtube

Com a evolução da tecnologia foram criados telemóveis mais potentes que abriu novas possibilidades para os utilizadores de poderem aceder aos conteúdos da Internet em qualquer parte e qualquer hora do dia, e isso levou a que o telemóvel passasse a ser o meio mais utilizado para aceder aos conteúdos da Internet em que os vídeos estão incluídos.

Nos vídeos do Youtube existe a possibilidade de fazer chamadas a ação através da criação de notas, mas neste momento, como o meio mais utilizado pelas pessoas é o telemóvel, as notas e as chamadas à ação como “subscrever o canal” não aparecem nos telemóveis.

Por isso foram criados os cartões (cards) para responder às mudanças dos utilizadores que agora usam maioritariamente o telemóvel para verem os vídeos!

Como colocar CARTÕES (cards) no teu Vídeo Youtube

O que são Cartões (cards) nos Vídeos YouTube?

Os cartões são notificações pré-formatadas que aparecem em computadores e dispositivos móveis, que podem ser configurados para promover o teu canal e a tua marca.

Artigo Relacionado: 3 Ferramentas Simples Para o Branding do Teu Blog Kalatu

Podes escolher de entre uma grande variedade de tipos de cartão como:

  • Vídeo ou lista de reprodução
    Promover um vídeo ou uma lista de reprodução
  • Canal
    Promover outro canal
  • Sondagem
    Incentiva os visitantes a participarem numa sondagem
  • Associar
    Link para um Website aprovado

Depois de configurados, aparece uma pequena caixa retangular ou um teaser no canto superior direito do vídeo, para fornecer aos teus fãs uma pré-visualização ou um teaser da mensagem. Se os visitantes tocarem ou clicarem no teaser ( i ), o cartão associado ao vídeo aparece ao lado direito.

Os cartões funcionam melhor quando utilizados em conjunto com chamadas de apelos à ação com guião.

Por exemplo, se mencionares um vídeo para ver, ou um artigo, experimenta adicionar um cartão nesse preciso momento em que é mencionado no vídeo. Os cartões são convenientes porque dão ao visitante uma opção onde clicar e, se o visitante não clicar no cartão, este desaparece.

 


Nota: Podes utilizar cartões e apelos à ação com guião para criar links para outros vídeos, ou listas de reprodução, Websites associados, ou para pedir ao teu público para comprar mercadoria ou suportar a tua campanha de angariação de fundos. Também podes utilizar cartões nos vídeos mais antigos para realçar os teus carregamentos mais recentes, para realçar mercadoria nova ou relevante, ou campanhas de angariação de fundos para o teu público.

Artigo Relacionado: Como Abrir um Negócio na Internet com Pouco Dinheiro e Sem Experiência

Configura os cartões (cards) para aparecerem no momento certo para tirar o máximo partido dos mesmos.

Por exemplo, podes promover algo para ver a seguir, ou outro canal que possa ser do agrado dos visitantes, mas certifica-te de que não lhes dizes para sair na parte mais entusiasmante do vídeo! Os cartões resultam melhor se aparecerem numa parte avançada do vídeo, quando os visitantes estão a pensar para onde vão a seguir.

Podes experimentar estas sugestões para que apareçam no momento perfeito:

  • Configura os cartões de vídeo para aparecerem nos últimos 20% do vídeo, imediatamente antes da conclusão, para que os visitantes os vejam antes de passarem para o próximo vídeo.
  • Configura os cartões de links de mercadoria para aparecerem na altura em que a mercadoria aparece no vídeo.
  • Se estiveres a utilizar vários cartões, deixa um espaço entre eles.


Incentiva os visitantes a clicarem nos cartões ( cards )

Podes aumentar as hipóteses de sucesso dos cartões ao certificares-te que os visitantes os vêm. Experimenta combinar os cartões com apelos à ação nos teus vídeos para que o público lhes preste atenção.

No vídeo abaixo mostro passo-a-passo o que é necessário fazer para poderes colocar os cartões (o máximo de 5 cartões) nos teus vídeos do YouTube, e mesmo cartões de produtos que não estão associados no teu website!

Vou-te mostrar o que faço para poder colocar os cartões nos meus vídeos. Primeiro foi necessário associar o meu website, ter um canal YouTube, um telemóvel para poder ativar o canal, ter um blog ou site e um acesso FTP que te permite aceder aos arquivos do teu site. Aqui uso o programa Filezilla e o plugin retargetengine.

 

Espero ter-te respondido à tua pergunta, Sandra Galão, e consigas a partir de agora colocar o cartão do ebook “Guru Instantâneo” nos seus vídeos, se tiveres alguma dificuldade contacta-me ou se tiveres dificuldade em encontrar o plugin Retargetengine diz-me por favor.

Há sempre uma solução para tudo, esta sugestão também para ti que estás a ler este artigo!

 

P.S. : Se gostaste desta informação e se achas de interesse para outras pessoas, COMENTA e PARTILHA este artigo. Ou se discordas com o que foi apresentado aqui, gostava de saber a tua opinião. É sempre bom poder aprender com outros caminhos que possas ter percorrido. Obrigado!

Muito Amor e Sucesso para Ti!

Por: Edmundo Isidro

 

 

 

Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> Como Fazer um Webinário Usando um Instabuilder + o Google Hangout
>> 9 Ferramentas Úteis do Kalatu que Poupem Tempo e Energia
>> 5 Recursos para Bloggers Novatos que Facilitam a Vida
>> Blog Marketing para Principiantes
>> Encurtar Links e Como Isso Te Pode Ajudar
>> 4 Recursos Para Te Tornares Num Blogger Mais Confiante