Como Usar a Imaginação para Atingir Objetivos

Já ouviste falar da lei da atração e do poder da visualização, mas nunca conseguiste que funcionasse para ti?

Sou grande fã do livro ”O Segredo”. Tornou-se muito popular à uns anos para cá, e o conceito é muito interessante. Foi aí que me foi apresentada a Lei da Atração pela primeira vez: o que pensas com regularidade é que atrais e manifestas na tua vida.

Artigo Relacionado: 5 Tipos de Pensamentos que Podem Destruir o Teu Sucesso

Adorei. E provavelmente adorei pela mesma razão que tantas pessoas adoraram e o livro se tornou tão popular: só tenho de pensar nas coisas, e elas acontecem? Que espetáculo!

A verdade é que depois de anos a seguir as instruções á risca sem grandes resultados, apercebi-me que faltava um elemento chave para que as coisas funcionassem, e hoje é isso que venho partilhar contigo.

Olha à tua volta agora. O que vês? Estás sentado no sofá a ver televisão? A ouvir música? Sentado à mesa com o teu computador, o teu telefone e uma caneca de café? Houve uma altura em que todos estes objetos existiam apenas na mente de alguém. Há cem anos atrás, se eu te dissesse que o mundo está inundado de ondas invisíveis que podemos apanhar do ar e transmitir para uma caixa, gerando imagens em movimento e som, não acharias que era doida? Mas hoje quase todas as casas têm televisão. Aliás, a média é duas.

Alguém teve de criar estes objetos e, para isso, alguém teve primeiro de os imaginar detalhadamente.

Como Transformar Ideias em Dinheiro EBook Grátis
Clica na imagem para Reclamar a Tua Cópia Grátis!
Tu não és mais nem menos do que a pessoa que inventou o computador, nem de quem fez o primeiro sofá. Tens a mesma ferramenta que deu origem a essas coisas, a imaginação.

Só tens de a usar criativamente.

Eu explico:

Ora, a tua imaginação funciona é base de seis “canais de perceção”:

  • ver (visual),
  • ouvir (auditório),
  • tocar (toque),
  • cheirar (olfato),
  • provar (gustativo),
  • e o sentido interior que só consigo descrever como “sentimento”.

O principio por trás de um bom uso da tua imaginação

Quanto mais intensamente usares cada canal e quantos mais canais usares na tua imaginação, maior vai ser o impacto da tua imaginação na tua realidade. Dás mais vivacidade à tua imaginação se imaginares detalhadamente, cores vivas, sons e odores distintos, e sentimento profundo.

usar os sentidos na imaginação

Geralmente, as pessoas tendem a preferir um ou dois canais na sua perceção do ambiente. Independentemente que qual seja o teu, podes aumentar consideravelmente o impacto da tua imaginação ao usares o maior numero de canais possível quando imaginas um resultado que queiras.

Vamos aplicar isto numa situação específica: falar numa conferência na Internet.

Na tua mente, vês o que tens vestido, sentes que estás cheio de confiança ao seres apresentado pelo moderador.

 

Vês, os “clap clap clap” do resto da audiência na caixa de chat, algumas mensagens de encorajamento e apoio de membros específicos da audiência. Sentes um entusiasmo positivo em relação a ti mesmo e sentes confiança absoluta que tens algo de valor para lhes dar neste dia, e que te vais divertir imenso com eles.

 

As palavras rolam da tua boca facilmente, com articulação excelente e variedade vocal. Consegues sentir a tua audiência a absorver tudo o que estás a dizer, vês os seus comentários positivos, crias uma ligação com ela.

 

Ouves a tua própria voz a falar com eloquência e poder. A tua voz nunca soube tão bem e estás-te a divertir.

 

De acordo com o Dr. Dilip Abayasekara, autor de “O Caminho do Génio – A Tua Viagem aos Desejos do Coração“, existem 5 passos para usar a tua imaginação para atingir qualquer objetivo:

  1. Não toleres negatividade. Se tens uma atitude de “eu não consigo” em relação a atingires algo que queres, vais sabotar o poder da tua imaginação. Se for difícil largar a negatividade, aqui fica uma dica que uso regularmente: pensa na altura da tua vida em que te sentiste mais confiante e mais poderoso, e afunda-te nesse momento -cheira o que cheiravas, ouve o que ouvias, e mais importante, SENTE o que sentias. Já ouviste a expressão “borboletas na barriga” para descrever nervosismo, não já? Faz a mesma coisa: Como é que confiança se manifesta no teu corpo? O coração bate mais forte? Sentes-te mais leve? Tens uma sensação morna e reconfortante no estômago? Sente a confiança e a positividade no teu corpo enquanto deixas que a tua imaginação te leve a esse momento.
  2. Cria positividade. Entusiasma-te ao visualizar coisas positivas e produtivas, e não o contrário. Preocupação é mau uso da imaginação… Imagina com entusiasmo!
  3. Usa vários canais na tua imaginação. Imagina com pelo menos três ou mais canais, como descrito no paragrafo anterior.
  4. Imagina com regularidade, as vezes que forem possíveis. Algumas das melhores alturas para praticar a tua imaginação é assim que acordas de manhã, e mesmo antes de dormir à noite.
  5. Faz com que aconteça! Este é o ponto principal e que, curiosamente, toda a gente (incluindo eu) pareceu ter posto de lado’. A acção!

Artigo Relacionado: Cuidado com o que andas a Semear!

Este é o verdadeiro Segredo:

As coisas não te caem ao colo. Se tu tens um sonho, tens de fazer com que ele aconteça.

Imaginares-te no futuro já com o teu objetivo atingido de forma regular e vivida, passando pelos 4 passos que menciono acima, faz com que mantenhas foco no teu objetivo, mantém-te motivado e entusiasmado em passar para o passo 5: trabalhar para lá chegares, fazeres tudo por tudo para lá chegar e nunca parar.

Artigo Relacionado: Ativa, Persiste, & Sê Intenso – Um Guia Simples Para Motivação

Por exemplo, se tens de falar numa conferencia e queres que ela corra bem, não vais para lá sem preparares o que vais dizer e esperar que corra bem só porque visualizaste que ia correr bem. Faz o trabalho de casa para o que vais dizer. Pesquisa, escreve, pratica para estares preparado. Ao imaginares sucesso e invocares a ti os diferentes sentidos e sentimentos, vais estar emocionalmente preparado para fazeres o que tem de ser feito, mas tens de preparar as tuas ferramentas físicas além das mentais.

Por esta altura já viste que imaginação criativa que falei no inicio dá um pouco mais trabalho do que apenas sonhar acordado. Imaginação criativa é uma abordagem organizada para criar, na tua mente, a realidade que tu queres, para a poderes passar para o mundo físico.

Artigo Relacionado: Tira os Teus Sonhos da Gaveta

Aí, a emoção vai provocar acção e a acção vai provocar emoção, numa ‘pescadinha-de-rabo-na-boca’ que, ao ser alimentada entra numa onda imparável de produtividade.

emoção gera ação, ação gera emoção

 

Artigo Relacionado: O Segredo do Sucesso em 8 Passos – Inspirado no Will Smith

Isto requer energia. Mas é divertido e, melhor que isso, funciona, liga as luzes no teatro da tua mente!

Desenvolve a confiança que tens em ti próprio, porque estás imaginar-te a ti próprio a conseguir algo incrível, de forma muito vivida.

Artigo Relacionado: VISÃO, o Primeiro Passo para a Realização

Isto pode aplicar-se a tudo na tua vida! No teu negócio, numa ambição ou paixão que tenhas, ou um projeto, um relacionamento. Por isso liga o poder da tua imaginação, liga as luzes no teatro da tua mente, faz o teu trabalho de casa, pratica imaginar usando vários canais e diverte-te! Fá-lo com entusiasmo, e regularmente.

Assim, um dia, vais descobrir que imaginaste com tanto fervor, que contagiou as tuas ações e o teu sonho tornou-se real.

Imagina só!

Por: Alex Pereira e Bea Gabriel

 

Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> O Poder da Mente, dos Pensamentos, e dos Sentimentos – Gregg Braden
>> 50 Perguntas Mágicas Que Te Abrem a Mente
>> Farto de Sobreviver? Chegou a Hora de Viver
>> 4 Truques Infalíveis Para Começar Bem o Dia
>> 4 Vídeos Inspiradores do TEDTalks
>> Dicas Rápidas e Motivadoras Para Empreendedores Novatos