Comunicação Eficaz – Os 7 Cs’

Hoje queríamos partilhar convosco uma infografia interessante que encontramos no Pinterest.

OS 7 C’S DA COMUNICAÇÃO EFICAZ

Comunicação, principalmente em negócios (qualquer negócio) é chave para construir e manter relações, vendas, e estabelecer uma equipa bem sucedida.

Artigo Relacionado: És Um Comunicador Eficaz?

Gostamos da organização das “regras” não faladas da comunicação em 7 pontos chave.

OLHA AQUI…

7C's da comunicação eficaz


C1 – CONTROLO

Controla-te, à tua linguagem corporal, velocidade, tom, etc., e controla a audiência ou o ouvinte. Controla o tópico e evita grandes digressões, controla as tuas emoções, controla o local se possível para que possas estar numa área ou quarto confortável.

C2 – CONVERSA

Não dês sermões, não te queixes, e não fiques zangado ou demasiado emocional. Tem uma conversa. Não importa o que a(s) outra(s) pessoa(s) fazem numa reunião, negociação, quando um cliente se queixa, etc. mantém controlo e mantém conversa. Isto significa para trás e para a frente, ouvir ativamente, e não ficar demasiado emocionado sem razão. Não sejas sugado para dentro de uma discussão que vá prejudicar a tua imagem mais tarde.

Artigo Relacionado: 6 Passos para Controlar o Ego

C3 – CONFIANTE

As pessoas têm menos tendência a te desafiar e mais tendência a seguir-te se te apresentares com confiança. A tua voz deve ser alta o suficiente e a uma velocidade controlada, a tua linguagem corporal deve ser forte (não rígida) com as costas direitas, gestos significativos, ótimo contacto visual, etc. E o conteúdo da tua fala ou apresentação ou o ponto a que queres chegar devem também vir de um lugar confiante, tu sabes do que é que estás a falar! Não penses que essa porcaria funcione sempre com toda a gente. Quando fizeste boas pesquisas e preparações, sentes-te confiante, e tu podes deixar isso notar-se!

C4 – COMPETENTE

Tens de o apoiar. Seja o que for que estás a dizer ou a vender, está não só preparado mas também capaz de o apoiar. Tens de ser bom naquilo que estás a sugerir que outros te sigam a fazê-lo também, se procuras um papel de liderança. Porque é que eu haveria de te dar ouvidos? Responde a essa pergunta antes de te encontrares com o grupo.

Artigo Relacionado: Os Teus Clientes Compram com o Coração! Não Com a Cabeça!

C5 – CALMO

Se começares calmo, tens maior probabilidade em tanto acalmar os outros (se estiverem agitados) como a continuar a comunicar calmamente.  Controla a tua respiração, velocidade, volume, etc. de forma relaxada. Usa gestos rítmicos também. Nada rápido e esforçado. Pensa em movimentos do Yoga!

C6 – CLARO

Não fiques a encher chouriços. Diz claramente o que tu queres que as pessoas façam, ou porque é que elas te devem seguir. Não deixes que as pessoas adivinhem o que queres dizer. Afirma claramente os teus objetivos ou desejos, e as pessoas vão te respeitar pela tua liderança e pelas tuas ideias. Por favor inclui ainda os 3 P’s (Educado [Polite, em inglês], Profissional, Positivo) quando transmites a tua mensagem.

C7 – CONCISO

Não percas tempo valioso. Diz o que tens para dizer e pede o que precisas dos teus ouvintes ou equipa, e depois deixa-os ir. Quando dás sugestões, conselhos ou ordens, dá-lhes detalhes apropriados transmitidos de forma curta e concisa.

Artigo Relacionado: 3 Coisas que a Tua Equipa Deseja Desesperadamente…


 

Queremos partilhar o que aprendemos mais com esta infografia (e adoraríamos ouvir de ti nos comentários!)…

1. Controlo & Calmo – É fácil deixar que as nossas emoções nos atinjam numa situação de confronto. Pode ajudar dar um passo para trás da situação, olhar para ela de forma objetiva, e depois monitorizar as tuas emoções quando comunicas as tuas frustrações ou entusiasmo.

2. Conversa – Isto, para nós, depende da pessoa com quem estás a comunicar. Alguns indivíduos respondem melhor a um tom informal e causal. Outros gostam de uma abordagem mais formal. Obviamente certifica-te que nunca te queixas, dás sermões, ou deitas fumo pelas orelhas, mas sê observador na situação, e espelha o tom e abordagem da pessoa com quem estás a comunicar.

3. Competente – Esta é enorme, principalmente quando abordas um possível confronto. Está preparado. Tem dados para apoiar a tua alegação, acusação, ou proposta. Usa números, fontes, dados, e qualquer outro tipo de recurso que tenhas disponível para ti. Isto vai-te colocar numa posição de autoridade e construir a tua credibilidade.

Artigo Relacionado: Power Bloggers – Escrever e Formatar Conteúdos

COM O QUE É QUE CONCORDAS (OU DISCORDAS) MAIS NESTE CONTEÚDO?

Diz-nos nos comentários!

 

 

 


 Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> 15 Coisas que as Pessoas Ricas Fazem de Modo Diferente
>> 7 Características que os Empreendedores de Sucesso Têm em Comum
>> Ativa, Persiste & Sê Intenso – Um Guia Simples Para Motivação
>> Os Tempos Turbulentos Criam Grandes Líderes
>> O Segredo do Sucesso em 8 Passos – Inspirado no Will Smith
>> 6 Citações Sobre o Trabalho de Equipa que Exigem Atenção