10 Dicas para o meu Vídeo Aparecer na Primeira Página do YouTube

a

Conseguir com que o nosso vídeo seja visto por muita gente e ter mais subscritores é o objetivo que todos temos, quando carregamos um vídeo no nosso canal YouTube.

Será que existe alguma fórmula, alguma maneira de conseguir que o nosso vídeo fique bem ranqueado e apareça na primeira página do YouTube?

Artigo Relacionado: 6 Passos para Melhorar o SEO para o Google e para as Pessoas

Esta é uma resposta que vou procurar responder neste artigo, mas chamo a tua atenção passes à prática tudo o que te vou expor, para poderes comprovar se funciona também para ti como funciona para mim!

Tem Atenção!

Penso que não existe só uma única técnica de SEO (Search Engine Optimization) que irá fazer com que o teu vídeo tenha um bom ranque no Youtube, mas sim um conjunto de técnicas com pesos e valores diferentes que irão ajudar a atingir o objetivo do vídeo ficar na primeira página do YouTube e, por consequência, ter mais possibilidades de ser visto por muitas mais pessoas!

Outra coisa que queria chamar a atenção é que deves estar preparado para a mudança que possa acontecer. Uma dica pode funcionar muito bem hoje mas amanhã pode já não ser bem assim, porque o YouTube mudou as regras ou fez uma nova alteração, uma nova mudança.

O exemplo disso mesmo são as “notas” que podias colocar ao longo do vídeo conforme o teu desejo, agora aparece como novidade de “Ecrã Final e Notas” o que leva que um artigo como este sobre “10 Dicas Como Fazer o meu Vídeo aparecer na Primeira Página do YouTube” possa parecer um pouco desatualizado porque alguma dica já pode não funcionar!

A mudança é natural, a evolução é natural e devemos estar abertos e prontos para isso mesmo e, se olhares para a tua imagem no espelho, irás verificar isso mesmo. Espero que a tua imagem refletida no espelho seja de um homem ou de uma mulher que é uma melhor versão de si mesmo do que foi ontem, porque evoluíste, aprendeste e és um bom farol para todos os que te rodeiam pela boa marca que deixas no mundo.

Partindo deste ponto de partida vou-te dar a minha experiência dos passos que deves seguir para teres um vídeo melhor ranqueado, e para a tua mensagem alcançar mais pessoas.

Para isso vou seguir o vídeo que gravei à algum tempo com o nome de “10 Dicas Como Fazer o meu Vídeo aparecer na Primeira Página do YouTube”

10 Dicas Como Fazer o meu Vídeo aparecer na Primeira Página do YouTube

1ª Dica – Ao carregar o teu vídeo no YouTube o nome do arquivo do vídeo deve ter a palavra-chave

Quando fazes uma gravação de um vídeo no teu telemóvel por exemplo, o arquivo criado da gravação está em números e deves dar um novo nome ao arquivo do vídeo usando a palavra-chave que queres divulgar.

Eu aqui, nesta situação, coloco o título completo do vídeo e procuro que a palavra-chave esteja no início do título. Carrego assim o arquivo do vídeo com o nome completo no canal YouTube.

 

2ª Dica – A Descrição do Vídeo deve ter a Palavra-Chave do Vídeo pelo menos três vezes

A Descrição é uma das formas simples e mais fáceis do teu vídeo ser encontrado no YouTube.

Se não colocas uma descrição no teu vídeo ou tens uma descrição insuficiente, vais ter menos hipóteses de visualizações. É pela descrição que o YouTube sabe a que público o teu vídeo deve ser mostrado!

A Descrição deve ter o mínimo de 300 caracteres e deve conter a palavra-chave pelo menos três vezes, dentro de três ou quatros frases em que descreves o que as pessoas vão encontrar ou retirar do teu vídeo.

Também não exageres no número de palavras-chave a usar, se colocares muitas palavras-chave isso irá prejudicar o ranque do teu vídeo!

 

3ª Dica – Na secção Mensagem Colocar a Palavra-Chave

Onde diz “Adicionar uma Mensagem ao teu Vídeo” (demonstrado na imagem abaixo), coloco o titulo do vídeo que já contém a palavra-chave.

Dicas de localização Youtube

 

4ª Dica – Criar uma Tag Única no Mundo

Artigo Relacionado: Campo de Treino SEO – Metadata

Para criar a tua tag única vai ao “Google” e escreve na pesquisa “gerador de senhas” e irão aparecer várias informações. Podes clicar no primeiro link “Crie senhas seguras e protegidas – Gerador de Senhas” e isso irá abrir outra janela onde poderás criar a tua tag única.

Na nova janela podes escolher a tamanho da senha. Sugiro o tamanho de 20 caracteres, esta tag única irá ter letras maiúsculas e minúsculas, incluir números, incluir pontuação sem conter caracteres parecidos. Depois de selecionares, carrega no botão “Gerar senhas” e geras a tua nova senha/tag.

Copia a nova senha e cola num bloco de notas onde podes juntar as iniciais do teu nome e o ano de nascimento, para tornares a tua nova tag ainda mais forte.

Copia a tua nova tag e coloca-a no teu vídeo, na secção das tags (indicada na imagem acima). Esta tag única deve estar em todos os teus vídeos do teu canal de YouTube.

Ao terem esta tag única, que é só tua, irá ajudar com que os teus vídeos possam ser mais vistos, porque quando uma pessoa estiver a ver um dos teus vídeos aparecem ao lado mais vídeos teus (numa experiência que fiz apareceram 9 vídeos meus) e isso faz aumentar as hipóteses dos teus vídeos serem vistos!

 

5ª Dica – Coloca o novo Link do Vídeo de YouTube na Descrição

Escreve na descrição “Link do Vídeo” seguido do novo link gerado do vídeo.

Mas porque devemos fazer isso? Existem uns “robôs” que procuram as informações que estão estão na descrição e, ao incluíres o link do vídeo, irás espalhar por muitos locais da Internet, aumentando assim as possibilidades do teu vídeo ser encontrado e visto.

 

6ª Dica – Encontrar boas Tags

Como encontrar boas tags para o nosso Vídeo?

Artigo Relacionado: Campo de Treino SEO – Planos e Estratégias para Conteúdo

Copia o título do vídeo, cola na barra de pesquisa do YouTube, e procura os vídeos que têm mais visualizações referentes à tua palavra-chave. Escolhe um vídeo que tenha mais visualizações. Toma atenção à idade do vídeo (quando ele foi carregado). Quanto mais recente e mais visualizações tiver melhor para nós.

Escolhe o vídeo, deixas correr um pouco e para o vídeo. Agora, coloca o cursor do rato ao lado do vídeo, mas bem junto a ele, e clica com a tecla direita do rato. Isso irá fazer abrir uma pequena janela e selecionas “ver código fonte da página“, que abrirá uma nova página cheia de códigos.

Depois seleciona no teclado do teu computador “Ctrl + F”, em seguida vai abrir uma pequena janela onde escreves “Keywords”. Irás verificar que não precisas de escrever toda a palavra para aparecerem as palavras-chave usadas neste vídeo. Copia as palavras-chave e cola-as num bloco de notas.

Podes fazer esta operação para mais um ou dois vídeos!

No “Chrome” esta operação é ainda mais simples: só tens que instalar uma extensão de nome “Heartbeat”  e depois de instalada as keywords (palavras-chave) vão aparecer por baixo do vídeo e é só copiar!

Esta é uma forma de poderes, logo de início, colocar o teu vídeo junto de vídeos já bem posicionados. Mas, como tudo, é necessário usar o bom senso e a moderação porque o espaço para as tags é limitado!

 

7ª Dica – Adicionar o teu vídeo a uma Playlist com a Palavra-Chave

Adiciona o teu vídeo a uma lista de reprodução com a palavra-chave.

 

8ª Dica – Miniatura do Vídeo

A Miniatura do Vídeo ou Capa do Vídeo (também conhecida por “Thumbnail“) também é importante!

O nome do arquivo da imagem da miniatura do vídeo deve ter a palavra-chave igual à do vídeo!

Quando carregas um vídeo, o YouTube faz uma seleção de três imagens que tu podes escolher, mas isso não te vai ajudar a melhorar o ranque do teu Vídeo.

Sugiro que faças a tua própria imagem miniatura original para o teu vídeo. Uma imagem chamativa, com letras grandes para se poder destacar no meio dos outros vídeos.

Artigo Relacionado: 3 Ferramentas de Design Simples e Grátis para Bloggers

Quando fazes uma imagem o nome do arquivo dessa imagem está em números, por é preciso renomear com o nome igual ao do arquivo do vídeo que tem a palavra-chave.

Para mais informações sobre isto, podes ver o artigo Como Criar Miniaturas Personalizadas para o teu Vídeo Youtube (Thumbnails)

 

9ª Dica – Divulga o teu Vídeo nas Redes Sociais

Faz uma boa sindicância. Isto é, fazer uma boa divulgação nas redes sociais, como por exemplo no Google + , no Twitter, no Facebook, no Pinterest, no Linkedin, no Instagram, no Tumbrl,…

Artigo Relacionado: Campo de Treino SEO – Sindicância de Conteúdo

Quanto mais divulgares o teu vídeo, mais possibilidades terás que ele seja visto.

 

10ª Dica – Fazer anotações no vídeo com a palavra-chave

Só poderás fazer anotações no teu vídeo depois de estar publicado.

Esta é uma operação que está sofrer algumas alterações. Esta opção de adicionar ou editar notas deixou de estar disponível desta forma. Sabe mais detalhes aqui.

Agora a “Notas” desapareceram e passou a ser “Ecrã Final e notas”, mas as notas existentes antes desta mudança ocorrer permanecem inalteradas.

Isto é o que chamei no início, as coisas vão evoluindo com novas modificações e temos que estar preparados para isso mesmo!

 

Outros fatores que vão ajudar a ranquear bem o vídeo é o número de likes, número de comentários, o número de inscritos que tem o canal.

 

Dica Extra – Pré-definição da Tag Única e da Descrição

Quando queres incluir informações em todos os teus Vídeos, já não vais precisar escrever de novo porque já está pré-definido!

Vou mostrar como podes fazer isso:

No teu canal YouTube, clica na tua fotografia que está no canto superior direito. Depois clica na tecla “Creator Studio”, que vai abrir uma nova janela, e procura “Canal” do teu lado esquerdo. Clica lá, escolhe “Pré-definições de Carregamentos”, e coloca o que desejas que apareça em todos os teus vídeos na “Descrição”. Nas “Etiquetas” colocas a tua Tag única.

Esta última dica não vai ajudar a ranquear o teu vídeo mas irá poupar-te muito tempo!

É este o roteiro que uso para os meus vídeos terem mais visualizações!

Espero que estas dicas te sejam úteis. Aplica, aplica e aplica! Não fiques só pela leitura.

Vejo muito bom conteúdo em vídeos no YouTube que não está a alcançar nem a beneficiar muitas mais pessoas, e penso que se aplicares estas dicas irás conseguir alagar muito o teu público!!

Se gostas deste artigo e achas a informação útil, partilha! Se queres fazer um comentário acerca do que achaste ou até com novas dicas, fico desde já muito agradecido porque irá enriquecer ainda mais os meus conhecimentos.

Estas dicas são um ponto de partida e não um ponto de chegada, mas estou convencido que te poderão ajudar muito.

Este artigo procura ser um guia que te pode ajudar a ter benefícios de um melhor ranqueamento dos teus vídeos e teres mais pessoas a verem a tua mensagem!

Muito Amor e sucesso.

Por: Edmundo Isidro

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> Como Colocar Cartões (cards) no Teu Vídeo do YouTube
>> Faz o Google Analytics Trabalhar para Ti
>> 5 Recursos para Bloggers Novatos que Facilitam a Vida
>> Repensa a Forma como Aprendes: 5 Sites de Educação Autónoma Gratuita
>> 7 Ferramentas na Caixa de Ferramentas do Blog de Suporte da Empower Network

Save

Save

Save

Save

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *