Lucra com a Mudança do Tema do teu Blog com estas 7 Dicas

Uma vez que comeces constantemente a gerar conteúdo e a construir uma audiência para o teu blog, podes-te encontrar apreensivo em relação a mudar o layout, tema, ou fazer alguma mudança drástica.

Artigo Relacionado: Muito Mais Que Blog Marketing Para Principiantes

Neste artigo, queremos discutir…

COM QUE REGULARIDADE DEVES MUDAR O TEMA DO TEU BLOG?

Esta é uma questão válida que até bloggers experientes ponderam.

É que um tema novinho em folha que tu pensas fica FANTÁSTICO no teu blog XYZ… E simplesmente tens de o ter!

Artigo Relacionado: Folha de Cábulas 2.0 dos Temas Kalatu

Antes de considerares mudar o tema ou layout do teu blog, queremos esclarecer algumas coisas muito importantes em que deves pensar primeiro.

1. O QUE É QUE O TEU TEMA ATUAL FAZ POR TI?

O teu tema corrente está a prejudicar a funcionalidade, lucro, ou facilidade de leitura do teu blog? Pensa nos prós e contras do teu tema corrente antes de determinares se um novo tema compensa a troca.

2. AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE MUDANÇA

É verdade – dissemos isto. Pessoas no geral resistem à mudança, e a ciência pode provar isso. (mantém ALGUNS elementos iguais para a mudança ser mais lenta).

Lemos um artigo muito interessante do Huffington Post sobre isto mesmo, e queríamos partilhar um excerto dele contigo…

“… pessoas têm uma preferência sólida e tangível às coisas que já estão cá há mais tempo… O ponto da questão é que, inconscientemente todos acreditamos que longevidade = bom.”

Mantém isso em mente quando considerares mudar o visual geral do teu blog.

Artigo Relacionado: 3 Ferramentas de Design Simples (e Grátis) para Bloggers

Adicionando ao que foi dito acima, lembra-te que não interessa qual É o teu caso, a perspetiva dos teus leitores em relação à tua mudança torna-se a verdade para eles. Para alguns consumidores, mudar o teu tema ou branding demasiadas vezes pode fazer com que pareças desleixado e inconsistente enquanto operador.

Vê as nossas dicas para facilitar a mudança do teu tema abaixo desta lista.

3. NUNCA VAIS AGRADAR A TODA A GENTE

A mudança é polar. Vão haver muitos leitores que apoiam inteiramente a tua mudança, e depois vão haver os que a odeiam. Fica descansado, aceita que nunca vais agradar a toda a gente, mas encontrar equilíbrio é importante.

4. O QUE É QUE UM NOVO TEMA FAZ PARA O TEU BLOG?

Avalia o que é que este novo tema que estás a considerar usar iria fazer pelo teu blog, especificamente no sentido de aumento de tráfego, rendimento, contactos, e facetas chave relacionadas com negócio.

Artigo Relacionado: O Que é o “Blogging” e Como é que Me Gera Rendimento?

5. TU (SIM, TU) ÉS QUEM MAIS VÊ O TEU TEMA

É fácil ficar preso nos pequenos detalhes do que tu NÃO gostas acerca do teu tema corrente e esquecer o facto que ninguém vê o teu blog mais do que tu mesmo.

É só um facto – Tu vês o teu tema muito mais do que qualquer um dos teus leitores. Manter este facto em mente vai te ajudar a ver o quadro inteiro mais claramente.

6. UM NOVO TEMA VAI AJUDAR A ALCANÇAR OS TEUS OBJETIVOS?

Pensa nos teus objetivos para os próximos 1-2 anos em relação ao teu blog. Quanto dinheiro queres que o teu blog produza? Qual a dimensão a que queres que a tua audiência chegue?

É importante que o teu novo tema ajude a realizar estes objetivos.

Artigo Relacionado: 3 Obstáculos a Evitar Para Que o Teu Blog te Gere os Resultados que Pretendes

7. QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE TROCASTE O TEU TEMA?

Finalmente, vamos certificar-nos que já te fizeste esta pergunta. Já não mudas o tema do teu blog há 1 ano ou mais? Se sim, então provavelmente é bom mudares de tema, mas ainda te encorajamos a seguir as dicas abaixo para lançar um novo visual para o teu blog de forma bem sucedida.

Outra coisa a considerar é a idade do teu blog. Se acabaste de lançar o teu blog há algumas semanas ou meses atrás, e tens uma audiência muito pequena, é muito provável não haver grandes problemas com a mudança do tema.

Fontes: BloggingTips & Vandelay Design

Hora de Mudança - Aberto
Aberto – Hora de Mudança

ENTÃO ESTÁS PRONTO PARA DAR O SALTO PARA UM NOVO TEMA DO BLOG?

Isso é excitante 🙂 É mesmo!

Reunimos algumas sugestões para fazer a troca para um novo tema do blog que acreditamos não só facilitar a transição, mas também possivelmente torná-lo rentável.

Dica #1: Cria um blog de teste para, primeiro, experimentar novos temas. Podes fazer isto usando a função de múltiplos blogues no Kalatu Premium!

Dica #2: Faz uma votação para os leitores em relação ao teu tema corrente. Esta votação ou questionário vai, não só fazer com que os teus leitores interajam e construir a tua confiança neles, como também vais compreender melhor o que podes mudar, o que deves manter, entre outras coisas. Um par de olhos “frescos” e uma segunda opinião é sempre bom!

Dica #3: Pede aos teus leitores para te ajudar a testar o teu novo tema. Está é mais uma forma ótima para interagir com a audiência e envolvê-la nas tuas decisões. Vai impulsionar o tráfego para o teu blog, aumentar a interação da tua audiência com o teu conteúdo, e criar relações duradouras.

Dica #4: Constrói entusiasmo acerca da mudança do teu tema. Mesmo que não faças uma votação ou envolvas os teus leitores no testar do teu novo tema, não percas a oportunidade de criar entusiasmo acerca do teu novo tema. Começa uma campanha mais ou menos um mês antes de fazeres a troca – mostra pequenas “pré-visualizações” de componentes do novo tema, provoca a tua audiência, e relembra-a que as suas opiniões são sempre apreciadas e bem-vindas.

Dica #5: Mantém foco no conteúdo. Como blogger, o teu foco deve manter-se no teu conteúdo. Não te esqueças de manter um fluxo regular de conteúdo durante a mudança de tema, e certifica-te que o teu novo tema exibe o teu conteúdo claramente.

Artigo Relacionado: O Conteúdo é Rei

Dica #6: Leva as opiniões (feedback) da tua audiência a sério... Mas também não as tomes como lei. Como mencionamos previamente neste artigo, a mudança é polar. Vais ter apoiantes, e vais ter alguns contra. Tem sempre o feedback em consideração e considera alterações, mas lembra-te que é o TEU blog – não deles.

Dica #7: Faz a transição lentamente, se possível. Talvez possas manter plugins, branding, ou outros elementos do teu tema de blog atual, e mudar o tema em si. Depois lentamente vai trocando esses outros elementos (se for necessário). Isto nem sempre será possível, mas considera-o se poderes!

 

ESTÁS A CONSIDERAR UM NOVO TEMA PARA O BLOG?

Quais são as tuas razões para esperares pela troca, e vais usar alguma das sugestões acima?

Queremos saber – Deixa um comentário & vamos falar!

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> Como Abrir um Negócio na Internet com Pouco Dinheiro e Sem Experiência
>> Power Bloggers – Escrever e Formatar Conteúdos
>> Campo de Treino SEO – Sindicância de Conteúdo
>> A Única Maneira de Ganhar Dinheiro na Internet
>> Alavanca o Poder da RSS Feed

 

Save

Save

Save