Porque é Que Todos os Negócios Online Devem Ter um Autoresponder

Sim, ouviste bem. Todos os negócios online deviam estar a usar esta coisa estranha chamada…

UM AUTORESPONDER.

Mas porque é que esta ferramenta é tão crucial? E alguns de vocês até podem estar a perguntar…

“AFINAL, O QUE É  UM AUTORESPONDER?”

Artigo Relacionado: 7 Ferramentas na Caixa de Ferramentas do Blog da Tribo

Definitivamente é uma boa pergunta… todo este bla-bla-bla do Internet marketing por vezes pode parecer um pouco esmagador.

Vamos-te explicar!

O que um autoresponder é: Um programa que automaticamente gera um conjunto de emails agendados para serem enviados num certo horário para um endereço de email particular ou para uma lista de endereços de email.

O que um autoresponder NÃO é: Um urso numa toca de coelho, um castelo de plasticina, ou uma forma de evitar os telefonemas da tua mãe.

Percebeste? Fixe.

Quem usa autoresponders: Marketers digitais e de Internet, marketers de afiliados, bloggers, membros da Tribo, lojas online, o teu veterinário local, e mais.

Os autoresponders são responsáveis por te enviar confirmações de transações automáticas quando compras algo online, por aquele email de confirmação necessário para entrares na tua conta do banco online, e pelos lembretes do Ticketmaster acerca de “concertos a acontecer na tua área”.

Usar um autoresponder é uma opção para utilizadores mais avançados, mas é super fácil de os ligar ao teu Power Blog.

ENTÃO PORQUE É QUE É IMPORTANTE USAR UM AUTORESPONDER NO MEU NEGÓCIO?

Vamos olhar para isto de uma forma particular.

Num negócio online, ou numa loja online como a Amazon ou o Ticketmaster, páginas de captura de contactos colecionam informações de contacto e construem uma “lista de emails” (também conhecida como lista de subscritores, lista de contactos, seguidores, etc).

Já todos vimos páginas de captura de contactos muito pouco discretas que aparecem em inúmeras lojas online e blogues, como o da imagem abaixo.

Formulário de Captura de Contactos
Formulário de Captura de Contactos

Em negócios online, fazer vendas é o objetivo final da página de captura de contactos (ou funil de marketing) que estás a promover.

Se uma venda não resultar de um contacto comprar um produto, isso seria o fim da história para um negócio que não usa um autoresponder.

Artigo Relacionado: Ganhar Dinheiro na Internet – 41 Erros Estúpidos a Evitar

Ao ter um serviço de autoresponder, como o Aweber, o GetResponse, ou o MailChimp, podes colecionar estes contactos (endereços de email) que se inscrevem na(s) tua(s) página(s) de captura, e gerir as comunicações que lhes são enviadas (coletivamente conhecidas como email marketing).

Recurso útil: Curso Email Marketing Nível 1

Algumas campanhas de email via autoresponder têm como objetivo educar (como os “25 Dias de Estratégias para Redes Sociais” do Buffer), enquanto que muitos outros têm como objetivo vender um produto ou serviço, ou promover um evento.

Vamos ver o que o Blog KissMetrics tem a dizer acerca de autoresponders…

Geralmente, o autoresponder tem como objetivo transferir conhecimento, mas fazer ofertas e tentar vender não está fora de questão. Provavelmente vais precisar de experimentar chegar ao equilíbrio correto entre educação e promoção. Vais querer abordar as necessidades dos teus prospetos consistentemente e mostrar os benefícios dos teus produtos ou serviços.

Se as coisas correrem como planeado, a tua série de emails no autoresponder vai construir confiança nos teus prospetos.

 

O ponto da questão é, nem toda a gente que vai ter ao teu blog vai comprar o que tens para vender, ou até mesmo voltar para visitar o teu blog no futuro.

Artigo Relacionado: Muito Mais Que Blog Marketing Para Principiantes

Porque é que não hás-de querer ter os seus endereços de email para comunicares com eles, só para o caso?

Podes fazer isto para lhes vender produtos da Tribo, os teus próprios produtos ou serviços (o que é que estás a oferecer?), educá-los em relação à construção de um negócio online, ou simplesmente convidá-los de volta ao teu blog para ler um dos teus artigos mais recentes.

As possibilidades são praticamente infinitas.

OKAY, ESTOU NESSA. QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES?

Se estás a usar o Power Blog, podes integrar tanto o Aweber, como o GetResponse ou o MailChimp sem problemas.

No processo de escolher a companhia com quem trabalhar, tem em consideração quais os objetivos que queres atingir com a tua série de autoresponder, e que serviços são mais atrativos para ti.

Lembra-te, só precisas de UM autoresponder. Ter mais do que um serviço é caro e desnecessário.

DIZ-NOS O QUE ACHAS DISTO NOS COMENTÁRIOS!

Bia do Suporte Tribo

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> Como Anunciar no Facebook Sem Ter Anúncios Reprovados Nem Conta Cancelada
>> Qual é a Diferença Entre Franchising e Marketing de Rede
>> Power Bloggers: Facebook Ads e Nichos
>> O Que Precisas de Saber Antes de Entrares em Marketing de Rede
>> Os Teus Clientes Compram Com o Coração! Não Com a Cabeça!