6 Passos Para Controlar o Ego

O ego é uma aparência artificial criada pela cultura, sociedade transmitida através da família. É uma falsa identidade, é mais uma cara sobreposta a muitas outras diferentes umas das outras.

Artigo Relacionado: 11 Ideias Perigosas de Senso Comum que Parecem Verdadeiras

– O ego é como um “falso self”, uma super-valorização de si mesmo. –

1. Não te sintas insultado(a) ou ofendido(a):

A maneira como os outros se comportam não é motivo para te ofenderes ou ficares parado o comportamento das outras pessoas, isso só vai enfraquecer-te e fazer-te sentir inferior.

Artigo Relacionado: Estás a Tornar o Dia Ótimo?

Vais sempre encontrar razões para te sentires ofendido/a, é aí que o teu ego da melhor forma para te proteger.

2. Livra-te da necessidade de ganhar:

O ego adora separar os vencedores dos perdedores, isso vai fazer com que o teu único foco (objetivo) seja ganhar, porque a possibilidade de poder perder faz-te sentir como sendo um ser inferior e isso é inaceitável.

Artigo Relacionado: Como Lidar com a Frustração Tornando-a Numa Aliada

Esta dualidade é muito comum, dividindo o mundo em vencedores e perdedores, sem dar origem a uma vitória da vitória, em vez de um ganha-perde. O ego não aceita a perder em qualquer circunstância. O teu objetivo é vencer, o certo é, nem sempre se ganha, nem sempre se perde.

3. Liberta-te da necessidade de ter sempre a razão:

Esta característica e necessidade do ego de ter sempre razão faz-nos infelizes, porque tanto numa discussão, num relacionamento ou em qualquer outra situação seja ela qual for, vai estar o ego a estragar tudo porque ele não pode ceder, tem sempre de ter razão e ser superior.

Mas o que preferes… Ser feliz ou ter razão? Não deixes que o ego continue a dominar quando, dentro de ti, existe humildade.

4. Liberta-te da necessidade de ser superior:

Ser nobre não tem nada haver com ser melhor do que os outros, é apenas ser melhor do que eras antes e, assim, melhorares te a ti mesmo em tudo que fazes, melhorando a cada dia e crescendo como pessoa. Mas isso não tem nada haver com sentires-te superior aos outros, ou seres melhor do que qualquer outra pessoa para conseguires isto ou aquilo. Porque a conquista é para ti e não para outros, sem te comparares com ninguém, nem subestimando os resultados dos outros.

Artigo Relacionado: 15 Coisas que as Pessoas Ricas Fazem de Modo Diferente

Quando há um sentimento de superioridade, a ti será devolvido o mesmo que tu dás e o sentimento de ressentimento e hostilidade podem ser originados.

5. Liberte-se da necessidade de ter sempre mais:

Quando atingires, realizares o teu objetivo, o ego vai dizer-te que não é o suficiente e que tens de estar constantemente em busca de mais e mais para atingires a tua meta. É então que vais por a possibilidade de que seja impossível alcançar o teu objetivo, mas na realidade já o conseguiste. Quando parares de pensar que precisas de mais, chega inesperadamente o que tu queres.

Artigo Relacionado: R-Evolução Pessoal O Hangout da Visão da Tribo

6. Livra-te da tua fama:

Isto significa que cada pessoa pensa uma coisa diferente de ti, por exemplo, se falares com 20 pessoas, cada uma delas irá dizer-te alguma coisa diferente a teu respeito. Então não te preocupas muito com o que as outras pessoas vão pensar a teu respeito.

Se gostaste deste artigo… Compartilha!

Por: Carmen Castro Burgos

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> 7 Dicas para Ajudar a Esmagar o Teu Pavor a Correr Riscos
>> Ativa, Persiste, & Sê Intenso: Um Guia Simples Para Motivação
>> 5 Tipos de Terrorismo Psicológico que Destroem o Teu Sucesso
>> As 5 Formas de Riqueza
>> 7 Características que os Empreendedores de Sucesso Têm em Comum
>> O Segredo do Sucesso em 8 Passos – Inspirado no Will Smith