O Que é Lealdade do Cliente?

Lealdade, definida pelo grande Google, é a qualidade de ser leal para com alguém ou alguma coisa.

Lealdade do cliente pode ser definido como um cliente continuar a acreditar que o produto/serviço que a tua organização oferece é a sua melhor opção. Satisfaz melhor as suas expetativas de valor, sejam elas quais forem.

De todas as definições de “lealdade do cliente”, estas parecem todas falhar no que toca a perceber que lealdade anda de mão dada com as emoções. Lealdade do cliente é o resultado de uma experiência emocional consistentemente positiva e a perceção do valor de uma experiência, o que inclui o produto ou serviço.

Artigo Relacionado: Os Teus Clientes Compram com o Coração! Não Com a Cabeça!

Considera a quem tu tens lealdade. Com certeza responderias família e amigos.

Mas porquê?

Por causa do laço emocional que tens com eles. A tua família e amigos podem fazer coisas que tu não gostas, mas manténs-te leal por causa desse laço.

A mesma coisa se aplica a lealdade do cliente. Para incitar lealdade do cliente, é importante construir uma ligação emocional com os teus clientes.

Como tenho vindo a investigar técnicas para reter clientes, e a construir uma estratégia para construir lealdade nos meus clientes, ocorreu-me o quanto estes conceitos afetam um patrocinador na Empower Network.

PORQUE É QUE LEALDADE DO CLIENTE É IMPORTANTE?

Esta pode parecer uma pergunta um bocado óbvia, mas vamos pensar sobre isto.

Com quem quererias lidar num dado cenário – Um membro da tua equipa leal e de confiança? Ou um cliente cético?

Ao construir relações com os teus prospetos e equipa, crias um nível de credibilidade para ti mesmo como patrocinador, e por consequência, para o teu negócio.

Também é importante lembrar que reter membros na tua equipa é menos caro e consome menos tempo do que adquirir membros novos.

Artigo Relacionado: 6 Citações Sobre Trabalho de Equipa que Exigem Atenção

COMO É QUE ISTO SE APLICA AO MEU NEGÓCIO?

É importante ter em conta o quão leal é a tua equipa perante ti, e porquê.

De acordo com a Forbes, é uma ilusão assumir que um cliente é lead apenas porque continuam a comprar de ti.

Dar poder a outros indivíduos para que mergulhem nas suas paixões e alcancem os seus objetivos é a base da missão da Empower Network.

Artigo Relacionado: O Manifesto da Tribo | Quem Somos | Os Nossos Valores | A Nossa Missão

Lealdade pode ser cultivada ao certificares-te que estás a fazer o seguinte:

1. Sê um mentor

Isto significa cumprir o acordo que tu vais ensinar e fornecer treino contínuo a novos membros. Pensa na primeira vez que te tornaste um membro da Empower Network. Foi esmagador? Quais foram as tuas dificuldades? Agarra nessa informação e aplica-a à tua estratégia de boas-vindas aos novos membros.

2. Sê acessível

Lembra-te que essa “venda” veio de um verdadeiro ser-humano, não é apenas um símbolo do dólar. Sê responsável e disponível para a tua equipa. Se não podes estar pessoalmente disponível, faz eventos ao vivo, ou define “horário de funcionamento” em que vais estar acessível por telefone, email, ou mensagem instantânea. Muitos patrocinadores fazem Google Hangouts semanais ou mensais com as suas equipas. São grátis de fazer, e estabelecem a tua presença na tua equipa.

3. Sê um líder

Define objetivos e expectativas para os membros da tua equipa. Usa as ferramentas que já estão disponíveis no sistema da Empower Network, como completar a Ckecklist do Início Rápido, ou começar o Desafio dos 21 Dias a Blogar.

Artigo Relacionado: Como Reativar uma Subscrição da Empower Network

4. Sê interativo

Faz perguntas à tua equipa. Destaca a tua equipa. Partilha o conteúdo da tua equipa. Isto vai continuar a colocar-te acima de tudo o resto. Lembra-te, quando a tua equipa se sai bem, tu ficas bem.

5. Destaca-te

No passado, alguns dos líderes mais fortes da Empower Network tinham algo para oferecer que mais ninguém tinha. Isto pode ser chamadas de coaching semanais, sessões de treino um-a-um, um Ebook, as possibilidades são infinitas. Pensa em formas de te destacares no meio da competição: qualidades únicas vão manter os teus membros intensamente leais a ti.

Artigo Relacionado: Power Bloggers – Ofertas, Funis de Marketing e Nichos de Mercado

 

Dentro da Empower Network, estamos constantemente a investigar novas formas de implementar estratégias para lealdade do cliente e surpreender os nossos membros com cada contacto.

A experiência do cliente é o aspeto mais valioso de qualquer negócio, e estamos aqui para nos certificarmos que a tua é positiva.

Da mesma forma, esses conceitos e cultura devem ser passados para todos os membros do campo.

Quais são algumas das formas em que tu implementas táticas de lealdade do cliente no teu negócio?

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> Comunicação Eficaz – Os 7 C’s
>> Como Abrir um Negócio na Internet com Pouco Dinheiro e Sem Experiência
>> Os 7 Mitos do Internet Marketing
>> Ganhar Dinheiro na Internet: 41 Erros Estúpidos a Evitar
>> Revelando os 8 Compromissos Principais