Praticar A Humildade

“Que nos fazem melhores do que outros, pode haver centenas de coisas. Que nos fazem superiores aos outros, não existe nenhuma.”

Anxo Pérez.

Ser humilde significa ser honesto contigo mesmo; reconhecer os teus pontos fortes mas também as tuas fraquezas; conhecer os teus talentos mas também as tuas limitações.

Artigo Relacionado: 15 Coisas que as Pessoas Ricas Fazem de Modo Diferente

Se não fores humilde nunca conseguirás aprender, porque a tua arrogância vai-te impedir de aceitar a realidade das coisas. Não é fácil reconhecer que não sabemos tudo e que toda a gente tem algo para nos ensinar. Com humildade reconhecemos as nossas falhas, aceitamos os nossos erros e estamos abertos a aprender com os outros.

Eu como mãe pratico a humildade no dia a dia com os meus filhos e é impressionante o que se pode aprender com eles. Para mim os meus filhos são os meus grandes mestres. Muitos pais têm dificuldade em aceitar que os filhos têm algo para lhes ensinar e estão a cometer um grave erro. Como pais, acreditam ser donos da verdade o que não lhes permite aprender. Não ouvem o que eles têm a dizer e acabam por criar uma barreira na relação.

Artigo Relacionado: Ser Mãe Segundo a Ótica de um Pai Presente

O mesmo acontece em qualquer situação da vida. Se não estás disponível para praticar a humildade, dificilmente vais aprender e crescer como pessoa.

Para isso terás de:

1. Saber escutar
2. Admitir que te enganaste
3. Admitir que não sabes tudo
4. Desculpar-se quando for necessário
5. Partilhar o que aprendeste, colocando de lado o ego
6. Não se vangloriar daquilo que alcançaste
7. Reconhecer o talento nos outros
8. Não prejudicar ninguém
9. Praticar o elogio em vez da crítica
10. Estar agradecido
11. Saber perdoar

 

Artigo Relacionado: 6 Passos Para Controlar o Ego

Ser humilde não é sinónimo de pobre nem de tímido, ser humilde é aceitar as nossas limitações e reconhecer as virtudes dos outros, é aprender desde o início sem necessidade de competir com ninguém.

No entanto em muitas escolas ensina-se as crianças a estarem por cima, a competir, não com o sentido de os preparar para a vida. Estimulam a competitividade para que sejam melhores que os outros, nunca a superar-se a si mesmos como pessoas. E o que vemos são crianças infelizes levadas a acreditar que têm de ser as melhores em tudo. Cada criança tem um dom e um talento para aprender mas se não for ensinada a conviver naturalmente com um sentido de humildade vai acabar por se sentir frustrada com a convicção de que têm de ser bons em qualquer assunto. Serão por isso crianças com pouca tolerância para o fracasso.

Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Albert Einstein, Madre Teresa são grandes exemplos de pessoas humildes que todos deveríamos ter como modelos de comportamento.

Artigo Relacionado: O Segredo do Sucesso em 8 Passos – Inspirado no Will Smith (Passo 6: Serviço)

Pessoas que cresceram e aprenderam a ser humildes, conscientes de que não eram nem melhores nem piores, reconhecendo os seus talentos e aceitando as suas limitações.

“Todos nós somos génios, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de escalar uma árvore, ele passará a vida acreditando que é idiota”
– Albert Einstein

Em cada aprendizagem acontece uma mudança e para aprender temos de ser humildes. Se estás decidido a aprender e queres mudar a tua vida, convido-te a fazer parte da nossa equipa, porque és uma pessoa com muito valor. Informa-te gratuitamente.

Muito obrigado por teres lido este artigo, e vemo-nos no próximo.

Por: Beatriz Fuertes

 

 

 


Gostaste deste artigo? Provavelmente também vais gostar destes!
>> O Veneno
>> 11 Ideias Perigosas de Senso Comum que Parecem Verdadeiras
>> Será que Querer Ser Rico é Mau? Os 7 Pilares da Abundância
>> O Poder da Mente, dos Pensamentos e dos Sentimentos – Gregg Braden
>> 17 Citações Sábias para Todas as Ocasiões